Antes de mais nada, importante dizer que cada vez mais a ciência e a tecnologia evoluem, possibilitando que procedimentos como este se tornem mais acessíveis às pessoas. E se você é um dos brasileiros interessados na realização deste tipo de cirurgia, vale saber que a Turquia é referência internacional na cirurgia de transplante capilar, apresentando métodos modernos com resultados incríveis.
Para se ter uma ideia do quão conceituado se tornou o tratamento no país, o setor de turismo turco adotou estratégias para facilitar a visita de pessoas que buscam realizar a cirurgia por aqui.
Programando a viagem para Istambul
Antes mesmo de entender e, efetivamente, manifestar o interesse em fazer a cirurgia, importante considerar que a Turquia é um país com cultura bastante diferente do Brasil. Isto não necessariamente vai atrapalhar em nada do processo, porém, é sempre bom ter conhecimento prévio sobre o local, pois será necessário reservar um período de ao menos quatro dias em terras turcas (dois para procedimentos médicos e outros dois para vinda e partida do país).
Nesta parte, questões como hotel, guia, transporte e outras informações relacionadas a clínica e a cirurgia, podem ser resolvidas diretamente com a agência (que também oferece opções para personalização do pacote), que cuida de cada passo da viagem.
Processo de cirurgia de transplante capilar na Turquia
Tudo começa ainda no Brasil, através do envio de informações relacionadas a cirurgia (envio de fotos da região capilar, dados sobre possíveis alergias etc.) que as clínicas turcas solicitam para avaliar a situação (de calvície). Feito isto, a clínica envia a proposta mediante as características do paciente, para que tudo aconteça da forma correta.
Já em Istambul, o paciente é acompanhado desde sua chegada ao aeroporto. Principalmente pelo fato de se tratar de um país com um idioma muito distante do português, importante frisar que o acompanhamento é feito ao longo de toda a estadia (antes e depois do procedimento cirúrgico).
O ponto mais importante de todo o processo, é que a cirurgia não necessita de internação e todo o procedimento é realizado com o paciente consciente, em um único dia. Em casos que o paciente desembarca na cidade no período da manhã, inclusive, é possível efetuar a cirurgia logo no primeiro dia.
No entanto, a estadia do paciente na cidade se faz necessária pelo menos no dia seguinte ao procedimento, para retornar ao médico e receber orientações sobre como lavar e cuidar da região operada.
Itinerário e informações adicionais
Como citado anteriormente, a ideia é de que o itinerário da viagem seja concluído em um total de quatro dias (sendo os dois primeiros, obrigatórios por necessidades médicas). O primeiro deles, é reservado para realização da cirurgia e orientações médicas para o descanso (obrigatório) do paciente. Já no segundo dia, acontece o retorno médico para observação do quadro de evolução.
Do terceiro dia em diante, não há mais nenhuma visita obrigatória à clínica (apenas em casos excepcionais), e assim, o viajante pode aproveitar para conhecer algumas atrações locais da própria cidade de Istambul. Ou então, uma excelente opção é planejar a viagem não apenas para os quatro dias indicados, mas sim estender o roteiro para uma experiência de ao menos uma semana.
Neste caso, ficará muito mais propício e organizado, se planejar para explorar a Turquia antes da cirurgia, visto que é necessário um tempo de repouso após ela; visitando lugares como a bela região da Capadócia, a lendária Tróia, Ankara e muitos outros lugares.
Para te ajudar em todo este processo, a Travel Class lançou um pacote específico para quem busca fazer transplante capilar na Turquia.