Tratando-se de uma data tão celebre, a época de natal favorece o clima de festa em todo o continente europeu. Sobretudo para os brasileiros, acostumados a viver em um país tropical, a ideia de curtir o feriado na companhia da neve e das inúmeras paisagens elegantes da Europa, parece ser um verdadeiro convite ao paraíso.
Dentro deste contexto, existem lugares que são imperdíveis. São cidades e destinos que remetem a sonhos, contos de fada. Definitivamente, lugares mágicos. Na Europa, com suas tradições milenares, os mercados de Natal são únicos, cheios de histórias que são elegantemente passadas através dos anos entre as famílias, e que povoam o imaginário de todos. Por tudo isso, o velho continente oferece uma série de excelentes alternativas para curtir a data. Confira abaixo, alguns dos principais destinos europeus para curtir o natal:
França
O país guarda muitos títulos de diversas modalidades. A cidade de Estrasburgo, que faz fronteira com a Alemanha, onde o primeiro Mercado de Natal foi criado em 1570, até hoje se transforma no “país das maravilhas” durante esta época, com suas ruas e construções medievais. O clima e as decorações natalinas formam o cenário perfeito.
O mercado da cidade já esteve no 1º lugar como o melhor mercado da Europa por diversas vezes, e até hoje é um dos maiores. Mas Estrasburgo não vive somente dos mercados e das decorações de Natal, a cidade também conta com uma vasta programação cultural. São diversas opções de gastronomia, lazer e de tudo mais para fazer com que o turista se sinta realizado.
Alemanha
Falando mais especificamente da cidade de Colônia, trata-se da maior metrópole do país. Famosa por suas catedrais, em Colônia está a considera mais alta da Europa (que leva o nome da cidade). Os mercados de Colônia são abertos praticamente uma semana antes do evento, portanto merece uma visita programada, pois a procura é bastante considerável.
O lugar é único e guarda em suas ruas, histórias memoráveis da humanidade. Os mercados de Natal são uma atividade que proporciona algumas horas um conhecimento bem amplo ao turista de fora, pois lá é possível conhecer alguns hábitos, comidas, bebidas e muitas obras de artesanato local.
Hungria
O país é uma grande festa, sempre oferecendo ao turista festivais gigantes de música, vinhos e uma gastronomia variada. Sem contar, é claro, de seus famosos Spas naturais. Por si só, visitar a Hungria é uma experiência que vale muito a pena, tratando-se de uma época tão característica pelo clima de natal, a viagem se torna ainda mais especial.
Praticamente durante todo o mês de dezembro, a atmosfera natalina invade o país, que junto com seus mercados de natal, suas tradições, artesanatos e guloseimas, atrai turistas de todos os lugares do mundo. O chocolate invade estas comemorações com muitos formatos. Os mercados se transformam em passeios românticos, com muita opção de comida e compras, e os preços são muito bons. Principalmente para as cidades que faziam parte do histórico império Austro-húngaro, o roteiro é imperdível.
Áustria
O país é o reduto da música clássica mundial, além de belíssimo e oferecer uma arquitetura magnífica. A capital Viena é um verdadeiro espetáculo à parte: o lugar tem uma autenticidade exuberante e se transforma por completo quando chega a época de natal. A neve, as luzes e os enfeites emoldurados encantam todos os seus visitantes.
Os contos de fadas se tornam reais neste lugar, a magia acontece, uma atmosfera romântica e encantadora. Os mercados natalinos se espalham pela cidade, com muitas atividades que agrega a experiência de toda a família.
Inglaterra
O país oferece diversos destinos para se curtir e passar um natal maravilhoso. Cada local com suas características únicas. Londres talvez seja o mais concorrido (por sua grande popularidade mundial), já que além das férias, a cidade oferece ao turista excelentes opções para curtir a data.
Faça sua agenda sempre levando em conta a tradição local do lugar que irá visitar. Cada cidade segue o seu próprio calendário, e por isso é importante estar alinhado com certa antecedência. A cidade fica linda e toda enfeitada como nos filmes.
A grande vantagem de viajar para a Europa no Natal, é que todos estão embalados pelo clima e o sentimento que paira no ar é de grande paz, harmonia e igualdade para todos.