NOSSA CULTURA
A cultura jamaicana é rica e diversificada, refletindo a história, as tradições e a criatividade desta vibrante nação insular. Aqui estão alguns aspectos notáveis da cultura e arte jamaicana:
Arte Jamaicana:
A arte jamaicana tem uma história fascinante. Passou por três períodos principais: o período colonial, influenciado pela cultura inglesa; a era de Edna Manley, que trouxe a cultura jamaicana para o centro das obras; e o momento da independência, quando surgiram as raízes africanas e o movimento Rastafari.
Música e dança:
A lenda do Reggae, Bob Marley, além de artistas como Jimmy Cliff, Peter Tosh, Toots & The Maytals e Third World foram sucesso no mundo todo durante décadas. Uma derivação mais recente de reggae, o Dancehall, tornou-se o impulso para uma geração mais nova, influenciando fortemente as tendências locais e internacionais da moda da dança – e mesmo da linguagem das ruas. Sean Paul, Beenie Man e Shaggy são ouvidos em todo Caribe e pelo mundo afora.
O reggae de Bob Marley é icônico, mas a música jamaicana é mais antiga. Mint, o precursor do reggae, nasceu na década de 1950. O ska influenciado pelo jazz americano também é importante. Rocksteady tratou das questões sociais e políticas do país1.
Dança Jamaicana: Dancehall é famoso em todo o mundo. Combina elementos do rap com a cultura jamaicana em uma sonoridade que mistura reggae e eletrônico. Além disso, a dança crioula e o mentol têm raízes profundas na cultura local.
Não é só a nossa música que conquista reconhecimento mundial. Uma variedade de pinturas e esculturas jamaicanas está em exibição na Nacional Gallery, em Kingston. Inestimáveis peças intuitivas de Dunkley e Kapo, assim como peças contemporâneas mostram como a cena artística jamaicana é vibrante. Exposições regulares adornam galerias de arte por toda ilha.
A companhia nacional de dança mostra a história colorida e as ideias contemporâneas da Jamaic, ao mesmo tempo em que grupos como a Jamaica Folk Singers e o University Singers executam canções a danças tradicionais que resgatam o passado do país. A viva cena teatral de Kingston oferece uma variedade de peças que abordam temas locais. Um símbolo do teatro jamaicano é a Ward Theatre’s LTM Pantomine – um musical popular jamaicano anual com canções e danças originais e figurinos surpreendentes. A temporada de apresentações se inicia todos os anos em 26 de Dezembro e continua por vários meses.
Literatura Jamaicana:
Os escritores jamaicanos oferecem perspectivas únicas sobre a vida no país e suas peculiaridades culturais. Por exemplo, Claude McKay escreveu poesia na sua língua materna e enriqueceu a literatura jamaicana.
Resumindo, a Jamaica é muito mais que praias e reggae; é um caldeirão cultural vibrante e inspirador!