É fundamental ficar atento sobre as principais novidades e informações sobre a pandemia do novo coronavírus, principalmente se você tinha ou tem viagem programada
Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus e a suspensão de viagens nacionais e internacionais ao redor do mundo, muitas dúvidas surgem na mente de quem tinha viagem programada ou mesmo estava começando a pensar em férias ou finais de semana em algum destino brasileiro ou internacional.
Você está no mesmo barco? A boa notícia é que no post de hoje, aqui no blog da Travel Class, você confere as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para também enviar as suas dúvidas.
Viagens X Pandemia: confira as perguntas e respostas mais frequentes
1- Por que as viagens foram suspensas?
Porque uma das principais medidas dos governos em todo o mundo, segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde, é limitar ao máximo a circulação de pessoas. O isolamento / distanciamento social é fundamental para diminuir a velocidade de propagação do novo coronavírus. Logo, viajar é uma medida adequada para o momento.
2 – Durante uma viagem, como se prevenir?
Siga as recomendações de prevenção da OMS, como lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70% com grande frequência; não tocar olhos, nariz e boca; ao espirrar cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo; evitar tocar em superfícies e assim por diante. E caso sinta alguns dos sintomas da Covid-19, entrar em contato com a equipe médica de confiança.
3 – Minha viagem já estava programada, o que devo fazer?
A recomendação é buscar o adiamento para uma nova data, ou então, procurar a carta de crédito para uma próxima viagem. Quase todos os países fecharam as suas fronteiras e os voos nacionais passam por atualizações periódicas, portanto é preciso ficar atento (a) em relação às notícias do setor. Em todo caso, a Travel Class tem uma equipe antenada que pode ser consultada para novas informações.
4 – E sobre os próximos meses?
Tenha calma. Os governos e órgãos de saúde vão adequando as medidas de isolamento / distanciamento social e tudo pode mudar com o passar das semanas e meses. Acompanhe o noticiário e mantenha contato com a equipe da Travel Class.
5 – É possível cancelar ou remarcar a passagem?
Muitas empresas aéreas flexibilizaram suas políticas de remarcação de passagens nacionais e internacionais fornecendo carta de crédito para uma próxima viagem, justamente em razão deste momento extraordinário. Porém, não há um padrão para todas as companhias. O ideal é entrar em contato com a empresa que você contratou as passagens e questionar sobre o assunto. A equipe da Travel Class está pronta para te ajudar a planejar e remarcar a sua viagem da melhor forma!
6 – A mesma recomendação vale para os cruzeiros?
Sim! Muitas empresas do setor também flexibilizaram suas políticas de remarcação. Entre em contato com a agência que você fechou seu pacote e pergunte sobre o assunto. A Travel Class está com sua equipe preparada para te ajudar a replanejar a sua viagem.
7 – E sobre diárias em hotéis?
Aqui muda um pouco o cenário, pois vai depender do tipo de reserva feita e também como é a política local do hotel, pousada. Existem reservas que podem ser alteradas e outras não, inclusive com algumas empresas realizando ou não a devolução do dinheiro, remarcando datas e assim por diante. Em todo caso, entre em contato com a Travel Class para saber mais informações.
8 – Seguro viagem cobre despesa médica contra o coronavírus?
Poucas pessoas sabem disso, mas até a declaração de pandemia feita pela OMS, grande parte dos seguros de viagem do Brasil garantem assistência em casos de doenças desta natureza. Porém, com as mudanças ocorridas em todo o mundo, é fundamental entrar em contato com a empresa responsável pelo seu seguro.
9 -Governo autoriza setores de turismo e cultura a reembolsar ou remarcar serviços até um ano após pandemia
Medida provisória publicada no dia 08/04/2020 vale para pacotes, hotéis e serviços turísticos, entre outras. Se houver remarcação ou crédito, reembolso imediato fica dispensado.
Segundo a MP, em vez de devolver o dinheiro, a empresa poderá optar por:
remarcar os serviços, as reservas ou os eventos cancelados; disponibilizar crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços das mesmas empresas, ou firmar outro acordo com o consumidor.
A MP estabelece que a prestação do serviço – uma hospedagem, passagem aérea ou serviços turísticos, por exemplo – poderá ser remarcada em até um ano após o fim da situação de calamidade pública. O mesmo prazo se aplica para o uso do crédito concedido ao cliente, quando essa for a solução adotada.
O decreto que estabeleceu a calamidade em saúde pública, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê que os efeitos durem até dezembro deste ano. Se o prazo for mantido, os serviços cancelados agora poderão ser prestados até dezembro de 2021.
Se empresa e consumidor optarem pelo reembolso, essa devolução também poderá ser feita em até um ano após o fim da pandemia. Neste caso, o valor terá de ser corrigido pela inflação do período.
Já para os acordos específicos, fora das opções acima, as negociações não podem implicar em custo adicional, taxa ou multa para o consumidor. Para isso, é preciso que o cliente solicite o cancelamento da reserva ou do serviço em até 90 dias a partir desta quinta dia 08/04/2020.
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