A Itália é um dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros, especialmente por conta de sua imensurável riqueza histórica e cultura milenar. A chamada “Terra da Bota” é tão repleta de monumentos antigos, igrejas, castelos, museus e sítios arqueológicos que, de acordo com a Unesco, o país abriga 70% de todo o patrimônio histórico e artístico de todo o mundo.
Além de todas as belezas arquitetônicas e de sua inquestionável importância cultural, a Itália possui praias maravilhosas, charmosos burgos medievais, cidadezinhas da época do renascimento e uma deliciosa variedade gastronômica. De uma ponta a outra do país, o que não faltam são excelentes opções para um roteiro de turismo completo e inesquecível. Descubra, a seguir, o melhor roteiro de turismo para curtir a Terra da Bota:
Itália: roteiro turístico para brasileiros
Roma
Capital política e artística da Itália, Roma é um tesouro da história das civilizações, destacando-se como uma parada praticamente obrigatória dentro de um roteiro turístico pela Itália. Isso porque a cidade abriga atrações imperdíveis e que fazem parte de um patrimônio cultural riquíssimo e muito antigo, como o Coliseu, o Vaticano e as gigantescas ruínas do Fórum Romano.
Além disso, por toda a cidade é possível encontrar diversos monumentos, galerias, pinacotecas, construções e ruas que formam um verdadeiro museu a céu aberto. A cidade ainda conta com diversos cafés, barzinhos e restaurantes que valem a pena ser explorados.
Veneza
Charmosa e romântica, Veneza é um Patrimônio da Humanidade da Unesco que supera as expectativas até do mais exigente turista. Construída sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes, a cidade tem mais de 170 rios e canais que se tornaram símbolo da região.
A geografia de Veneza é resultante das invasões bárbaras do século V e VI, época em que os povos eram forçados a fugir para essas pequenas ilhas, onde se instalaram e formaram novas sociedades. A cidade cresceu comercialmente e culturalmente, desenvolvendo o perfil arquitetônico pelo qual é conhecida atualmente. A Piazza San Marco, o Grande Canal, a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros são alguns dos principais pontos turísticos da cidade, que também é famosa por seu grandioso carnaval.
Florença
Considerada o berço do Renascimento italiano, Florença abriga obras de arte de grande importância histórica e cultural — a mais famosa é a estátua de Davi, esculpida por Michelangelo. A Galleria Uffizi, que abriga o Museu dos Ofícios, reúne obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Giotto e Rafael, entre muitos outros grandes mestres europeus. Florença também é recheada de igrejas e palácios de épocas e estilos diferentes, todas com beleza e valor indescritível.
Milão
Milão é a capital da moda italiana, além de se destacar como uma metrópole moderna e de ritmo frenético. A cidade é perfeita para os amantes de compras e de grandes grifes, e suas ruas abrigam lojas luxuosas de marcas como Gucci, Versace, Prada, Dior e Moschino. A vida noturna é agitada, com muitos restaurantes, bares e galerias de arte.
Milão também possui um rico passado cultural e arquitetônico e, como consequência, a cidade abriga a impressionante Catedral de Milão — que é um dos maiores edifícios religiosos do mundo — e diversas igrejas mais singelas, mas que valem a pena conhecer. Destaque para a Santa Maria delle Grazie, onde repousa “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci.
San Gimignano
Tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, San Gimignano é um vilarejo medieval preservado que possui mais de 70 torres e numerosos monumentos arquitetônicos que fazem o turista brasileiro se sentir dentro de um filme de época. Encantadora e charmosa, a pequena cidade é cheia de vielas, pequenas vinícolas, restaurantes deliciosos e a que foi eleita a melhor sorveteria do mundo.
San Gimignano também abriga o Museo della Tortura, que possui um acervo conservado de objetos que foram utilizados na antiguidade para torturar pessoas. Algemas, cadeiras de espinhos, esmagadores, troncos e cabos estão entre os artigos do museu.
Verona
Especialmente famosa por ter sido palco da tragédia de Romeu e Julieta, o principal ponto turístico de Verona é justamente a Casa de Julieta — uma construção medieval onde viveu a mulher que teria inspirado Shakespeare em sua obra. Outro local que vale a pena conhecer é a Arena, um anfiteatro construído por volta do século I que recebe espetáculos de ópera.