Não chega a ser lá uma novidade que o caribe é uma das regiões turísticas mais atraentes para viajantes e mochileiros do mundo inteiro. Menos ainda, o fato de que Cancun é um dos principais destinos caribenhos e é também a casa de grandes eventos e festas sazonais (como o tradicional Spring Break, por exemplo).
E toda badalação e animação ligada a esse incrível paraíso no caribe mexicano, se justifica quando se coloca na ponta do lápis as vantagens de escolher Cancun como o destino das férias de julho em família. Para não ter nenhuma dúvida de que esse é mesmo o lugar que você quer conhecer nessa época do ano, nada melhor do que conhecer algumas dicas indispensáveis sobre a cidade e tudo que ela reserva neste mês.
Clima e temperatura
Antes de mais nada, é de fundamental importância esclarecer e desmistificar o tema “furacão” e os riscos de sofrer com a tempestade natural durante a viagem. Como explicam os especialistas, a temporada de furacões começa oficialmente, de fato, no mesmo de julho no Caribe. Mas, diferentemente, do que alguns boatos dizem por aí, Cancun não é uma área com um grau de risco considerável no assunto (isto é, a cidade está localizada em uma região que não gera preocupação nesta época do ano).
Principalmente tratando-se da parte turística de Cancún, a questão é esclarecida e detalhada pelos guias locais com muita tranquilidade – até por conta de que a incidência da tempestade é bem pequena no histórico dos últimos anos. Por outro lado, julho reserva o auge da estação úmida por aqui, e por isso as chuvas podem sim aparecer por alguns dias.
Longe de ser um grande problema, toda essa mistura tropical, na verdade, pode ser considerada um alento se levarmos em consideração que em alguns dias Cancun pode alcançar a temperatura de 33°C. No geral, nada preocupante. Até porque, a grande parte das chuvas costumam acontecer de tarde e noite.
Passeios em Cancun em julho
Nada melhor e mais importante do que saber algumas informações dos lugares que você pode visitar enquanto estiver em Cancun em julho. Basicamente, é possível dividir os passeios em pequenas classes:
Em família
Mergulho com golfinhos: poucas atividades têm o poder de envolver toda a galera em aventura e diversão, como nadar com os golfinhos. Sucesso garantido, a atração é uma escolha perfeita para qualquer época do ano.
Xel-ha: um passeio que não exige nenhum tipo de curso ou tutorial básico para a prática e que entretém à família o dia inteiro. Lanches, refeições pontuais, bebidas e qualquer outra preocupação, é suprida pela equipe da casa.
Atlantis Submarines: ainda no mar, o passeio no submarino Atlantis é uma oportunidade muito interessante para conhecer a exótica fauna marinha da região. Fique atento e não perca nenhum detalhe dos corais. Definitivamente, uma forma incrível de conhecer Cancun com as crianças.
Em casal
Resorts: Lua-de-mel em Cancun é o tipo de lugar paradisíaco que você quer marcar como o ponto inicial da vida a dois. Isto porque, sua rede hoteleira e de resorts é composta por serviços all inclusive do mais alto nível de luxo e exclusividade. Para escolher a melhor comodidade, priorize o tipo de experiência que você quer ter com o seu companheiro (praias exclusivas, festas e casas de show, entre outros formatos de passeio).
Coco Bango: pode parecer confuso que uma balada seja um lugar indicado para curtir na lua-de-mel. Mas Coco Bango é uma casa muito diferente do que estamos acostumados a conhecer e oferece uma festa completamente maluca e inesquecível para o casal (na companhia de outras famílias e casais de todas as idades).
Playa del Carmen: muito conhecida pelos turistas em toda Riviera Maya, Playa Del Carmen é a opção popular de muito bom gosto e reúne todo tipo de atração (desde restaurantes e lojinhas para compras até uma linda paisagem natural). Uma escolha sem risco de decepções.
Com amigos
Lindas praias: difícil especificar um só lugar quando estamos falando de um autêntico celeiro de praias apaixonantes. Entre os principais destinos, Playa Delfines é tida como a mais bela praia pública de Cancun; próxima as casas noturnas, está a Playa Chac-Mool; para quem quer fazer amizade e encontrar outros turistas, o lugar é Playa Tortugas.
Cancun tropical: não podemos esquecer que o México é também o berço de importantes civilizações históricas. Não à toa, Riviera Maya se destaca a nível caribe por oferecer um dos mais completos repertórios. As ruínas de Tulum, por exemplo, se oferecem como uma opção de passeio muito valiosa, unindo a beleza da natureza a rica cultura histórica dos maias. Chichén Itzá, antiga capital do povo maia, “só” foi considerada uma das novas maravilhas do mundo.
Carnaval fora de época: impossível visitar a cidade do melhor carnaval do mundo (depois do brasileiro, é claro) e simplesmente desconsiderar sua lista de bares e casas noturnas. Algumas praias, inclusive, também reúnem turistas que só querem curtir e festejar sem necessariamente ter algum motivo.
The City é simplesmente a maior boate da América Latina com cinco andares de festa e muitas atrações internacionais. Mandala Beach explora o melhor do repertório natural da cidade, para elevar o nível da sua noitada. Señor Frogs completa a festança com uma excelente variedade de drinks e bebidas. Esta, a melhor forma de se preparar para o carnaval em Cancun.