É certo dizer que poucas coisas definem mais o turismo de alto padrão do que as experiências vividas pelo empresário Álvaro Garnero, em seu programa “50 por 1”. Exibido na emissora Record, já há mais de 10 anos, o programa de turismo apresentado por Álvaro traz curiosidades e peculiaridades de cada lugar visitado pelo apresentador e sua equipe.
Biografia de Álvaro Garnero
Antes de conhecer um pouco sobre as aventuras de Álvaro Garnero no “50 por 1”, é importante conhecer um pouquinho mais sobre sua história. Natural do Rio de Janeiro, Álvaro é filho do empresário Mario Garnero e de Ana Maria Monteiro, que vêm de uma família de grande tradição e representatividade de muitas gerações (tais como as comparações com os Kennedy e os Grimaldi).
Formado em administração pela universidade norte-americana San Diego State, o empresário consolidou sua especialização com um MBA na National University, na mesma cidade. Até chegar ao posto de apresentador de um programa que faz turismo nos quatro cantos do mundo, viveu em alguns lugares do mundo, como: 15 anos nos Estados Unidos (onde se casou e se tornou pai) e mais um curto período no sul da França, além de inúmeras viagens Brasil afora.
Sobre os negócios, sua carreira se tornou mais popular no Brasil, quando voltou dos Estados Unidos e investiu seus dotes e habilidades administrativas na abertura e sociedade de inúmeros restaurantes e casas noturnas. Entre as marcas de maior destaque (sempre citada pela assessoria oficial de Álvaro), está o Café de la Musique, o primeiro dining club do Brasil. Pioneiro em diversos segmentos, hoje o megaempresário conta com uma equipe para gerenciar sua rede internacional de negócios.
Sobre o “50 por 1”
Exibido há mais de uma década pela Rede Record, o programa é considerado como um dos carros chefes da emissora. Antes apresentado singularmente aos sábados, o conteúdo do “50 por 1” passou a integrar o programa principal da Record, no horário nobre dos domingos: Domingo Espetacular, que conta com uma média de 25 milhões de telespectadores por semana e é exibido em mais de 150 países pela Record Internacional.
Inovando no estilo e abordagem, a proposta do “50 por 1” foi uma das pioneiras no Brasil em apresentar destinos tradicionalmente visitados por brasileiros de uma forma luxuosa, autêntica e elegante. Importante deixar claro que todo esse sucesso transmitido em grade aberta também impactou na criação de diversos outros programas em canais de televisão fechada e conteúdos em plataforma digital (blogs, vídeos no YouTube etc.).
5 Roteiros de Álvaro Garnero que você deve conhecer
Antes de esmiuçar as experiências, vale lembrar que Álvaro é definitivamente um dos mais conceituados “guias” brasileiros de viagem, tendo conhecido mais de 70 países ao redor do mundo (África do Sul, Bélgica, Catar, Egito, Escócia, EUA, Japão, Malta entre outros) em busca de novas aventuras turísticas de todas as formas. Confira abaixo algumas das principais viagens feitas pelo apresentador do “50 por 1”:
Londres
A começar por Londres, capital inglesa, Garnero esteve na cidade 5 vezes para apresentar novas experiências. A primeira delas aconteceu logo na primeira temporada, ainda na década passada, quando navegou pelos canais londrinos e conheceu lugares incríveis. Entre os principais, estava o Southbank Centre (a casa de Londres para dança, música e outras artes cênicas), um jantar com Gordon Ramsay (um dos maiores chefs de cozinha do mundo) em seu restaurante em Claridge e uma estadia magnífica no tradicional hotel inglês The Athenaeum.
Foto retirada de https://www.southbankcentre.co.uk/
Na quarta temporada, Álvaro volta à cidade para mostrar a London Fencing Club, que é uma das mais renomadas instituições de esgrima de Londres e do mundo (uma experiência, de certa forma, exótica para os brasileiros). Também na oportunidade, visita seu pub londrino favorito, o The Churchill Arms Pub, onde o apresentador fez uma aposta com o dono local, em que conseguiria dar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Por fim, vale destacar sua passagem pelo Mandarin Oriental Hyde Park (ponto de encontro da realeza britânica), certamente uma experiência muito autêntica para seus visitantes.
Foto retirada de https://www.churchillarmskensington.co.uk
Outras atrações de Londres
– Archipelago Restaurant (pratos com o mais alto padrão da culinária francesa)
– The Hunterian Museum (um dos museus mais exóticos de toda a Inglaterra)
– The Westbury Mayfair (hotel construído pela tradicional família Phipps, em um elegante bairro de Londres)
– Passeio nas British Waterways (um passeio de turismo nas águas feito no Rio Tâmisa)
Veja pacotes de viagens para Londres, clicando aqui.
Paris
Em Paris, visitada 7 vezes por Garnero com o programa, a história começa na quarta temporada, quando está em curso o projeto de dar a volta ao mundo em 80 dias. Na bagagem dessa primeira experiência, Garnero traz em detalhes sua estadia no Hotel Royal Monceau, que tem como slogan “a chave do paraíso” (um local com os mais altos requintes de luxo, até mesmo para uma cidade como Paris). Visitar a que é considerada melhor Fromagerie do mundo foi uma experiência muito surpreendente e saborosa, a ponto de fazer com que o apresentador fizesse questão de gastar algumas horas por lá, degustando variedades de queijo.
Foto retirada de https://www.grandluxuryhotels.com
Pulando para a oitava temporada, Álvaro prepara um roteiro marcado por um lado “secreto” da capital francesa, que nem todos os turistas acabam conhecendo. Começando com a passadinha ao Boucherie Polmard (açougue parisiense mais antigo da história), o apresentador conhece o renomado sistema de conservação de carne, também responsável por criar a carne mais cara do mundo. Também nesta oportunidade, se hospedou no Hotel Grand Amour, uma casa muito acostumada a receber artistas internacionais e celebridades quando estão em Paris.
Foto retirada de http://the-indexe.com
Outras atrações de Paris
– Espace d’Abraxas (um local que já serviu de cenário para filmes como Jogos Vorazes)
– Navegação no Rio Sena
– Le Donjon de Rouen (uma masmorra em Rouen, nas proximidades de Paris)
– Pére-Lachaise (tratando-se de um cemitério, é um passeio definitivamente alternativo, apesar de ser um dos pontos turísticos mais visitados na cidade)
– Jardins de Monet (um conjunto tradicional de jardins, que inspira algumas das mais valiosas pinturas do mundo)
Veja pacotes de viagens para Paris, clicando aqui.
Portugal
Em Portugal, o apresentador trouxe ao programa quatro grandes experiências. A primeira delas foi na temporada de abertura do “50 por 1”, quando ele foi a Lisboa degustar os sabores da capital. Entre os pontos de destaque, a visita a Solar do Vinho do Porto foi um dos passeios mais interessantes, já que fica numa região muito visitada da cidade e atrai muitos turistas com sua cartela inigualável de vinhos. Ainda na cidade, Álvaro não poderia ir embora sem andar no tradicional elétrico (um transporte antigo de Portugal, que lembra muito os bondes do Brasil).
Foto retirada de https://www.ivdp.pt/
A 20 minutos de Lisboa, o apresentador conheceu a capital europeia do surf, Cascais. A visita à praia do Guincho rendeu uma experiência muito autêntica sobre a prática do esporte e seus simpatizantes. Na segunda temporada do programa, a viagem foi marcada pela exploração das tradições portuguesas. Entre as principais atrações está Quinta do Pilar (um sítio onde está uma das raças de cavalo de sela mais valiosos do mundo, o puro sangue lusitano), o Restaurante Pátio do Burgo (onde é servido enguia, uma iguaria culinária dos portugueses) e a Quinta Vale de Fornos (onde existe uma das melhores vinícolas de Ribatejo, tradicional região portuguesa para a atividade).
Foto retirada de https://www.coudelariahenriqueabecasis.com
Outras atrações de Portugal
– Bar Pavilhão Chinês (conhecido pela série de miniaturas distribuídas no recinto pelo próprio dono e também considerado o melhor bar de Portugal para se conversar, segundo a Veja)
– Museu Nacional do Azulejo (um lugar que todos os anos atrai muitos turistas graças às suas salas de exposição que contam com artes históricas da cultura portuguesa)
– Praia de Sagres (considerada uma das melhores da parte sul do território português e conhecida pelo título de “fim do mundo”)
– Golegã (uma vila chama atenção de seus turistas, por seus belos cavalos)
Veja pacotes de viagens para Portugal, clicando aqui.
Jamaica
Saindo do eixo europeu, uma experiência no Caribe ficou muito marcada na lista de destinos que Álvaro conheceu. A visita à Jamaica não poderia tomar um rumo que fosse diferente ao roteiro do Reggae e do maior nome do gênero musical, Bob Marley. E, por isso, o apresentador mostra a viagem em um ônibus de turismo sobre o cantor, conhecendo seu local de nascimento e a influência da lenda na cultura atual do país.
Foto retirada de https://www.sandals.pt/
A respeito das exuberantes belezas naturais do caribe jamaicano, Garnero fez uma visita às cavernas do país, um roteiro muito procurado pelas pessoas na Jamaica, já que é possível descobrir muitas coisas interessantes em uma exploração. Em Montego Bay, o melhor lugar para experimentar o tradicional jerk (prato da culinária jamaicana) é o Scotchie’s, onde Álvaro saboreou algumas variedades. Por fim, a experiência terminou com uma hospedagem no exclusivo resort Half Moon, que já existe há mais de 50 anos na praia de Saint James (uma das bonitas de Montego Bay).
Foto retirada de https://www.halfmoon.com/villas/
Veja pacotes de viagens para Jamaica, clicando aqui.
África do Sul
Na África do Sul, foram seis oportunidades para trazer um pouquinho mais de conhecimento sobre o país e o continente. Na primeira temporada, Garnero começa a experiência tendo uma estada muito aventureira e revigorante no hotel Sabi Sabi, onde experimenta a vivência de uma autêntica savana africana e tem a oportunidade de usufruir de instalações inspiradas na natureza nos mais diferentes ambientes do lugar.
Foto retirada de https://www.sabi-sands.com/
Também neste episódio, Álvaro conheceu a simpática praia de Boulder Beach (onde vivem mais de 3 mil pinguins), a Robben Island (também conhecida por sua incrível fauna) e passou alguns dias no renomado hotel Table Bay (considerado um dos dez melhores hotéis no mundo inteiro). Já na segunda temporada, Garnero decide tornar seu roteiro mais radical, aventurando-se em um salto das torres Orlando (maiores torres do Soweto) e mergulhando com tubarões africanos. Além disso, vale o destaque para a visita em Kimberly, o lugar onde foi extraído o maior diamante do mundo (possui 13 hectares de dimensão), e uma visita à boate The Rock (essencial no fim da segregação entre brancos e negros).
Foto retirada de https://destinoinfinito.com/
Outras atrações da África do Sul
– Cape Grace (hotel mais conceituado da Cidade do Cabo)
– Franschoek (tida como uma das melhores regiões de produção de vinho em todo o mundo)
– Kirstenbosch (um histórico jardim botânico, localizado na Cidade do Cabo)
– Watershed (um centro comercial excelente para comprar lembranças e trazer na bagagem)
– Bo Kaap (um bairro malaio que carrega grandes marcos de sua história de escravidão e apresenta opções gastronômicas interessantes de comida de rua)
Veja pacotes de viagens para África do Sul, clicando aqui.
Referência:
http://www.50por1.com.br – Site do 50 por 1