Emoldurado pela Cordilheira dos Andes, o Chile é um país único, localizado na América do Sul, com um charme muito característico do continente europeu. O país tem comprida extensão e estreita, com um litoral de 6.000 km ao longo do oceano pacífico, que vai da Patagônia até o deserto do Atacama.
O país é destino certo para brasileiros e outros sul-americanos em busca de uma região com neve, por ser próximo do Brasil e também bastante acessível. A grande temporada de inverno chileno vai de julho a setembro.
Informações sobre o Chile
Antes disso, vale ressaltar a importância de se preparar com antecedência, pois o país durante o inverno oferece características bem específicas para os seus visitantes. O ideal é um bom planejamento para levar consigo os itens certos na mala. Algumas dicas são importantes para quem está a visitar o Chile pela primeira vez e assim aproveitar bem sua experiência de viagem:
– Período de inverno: 20 de junho a 22 de setembro.
– Temperaturas: Entre – 3° C e 18°C e em estações de esqui a temperatura poderá chegar até a – 15°C.
– Estrutura para alta temporada: As estações são bem estruturadas para receber bem os turistas, há espaço e suporte para uma boa experiência de viagem para todos.
– Hospedagem: Tratando-se de uma estadia específica para maior proveito da neve, vale a pena se hospedar nas montanhas.
– Lojas e roupas: É possível locar as roupas de inverno, ou comprar tudo de acordo com a temporada. Em todo caso, o uso de óculos escuros e protetores labiais é fundamental.
Principais destinos chilenos para conhecer durante o inverno
Como todo local turístico, existem alguns pontos no Chile que são imprescindíveis e devem ser conhecidos a qualquer custo. Para curtir melhor a temporada de inverno, confira abaixo alguns dos principais lugares a se conhecer:
Santiago
Além de ser a capital é a porta de entrada do país. Um diferencial sobre Santiago é de que é possível incluí-la em qualquer roteiro de viagem, já que além de ser belíssima conta com programações imperdíveis. O seu sistema de transporte é muito eficiente, a cidade é bem estruturada com muitos pontos turísticos a serem visitados. Há cerca de 50 km é possível visitar quatro estações de esqui, o que torna possível roteiros curtos de viagem de carro.
Deserto do Atacama
A região fica na parte norte do país e se estende até a fronteira com o Peru. No total, são cerca de 1000 km de extensão, sendo considerado o mais alto deserto do mundo e também o mais árido (seco). As paisagens que o lugar oferece são indescritíveis – o que é notório por conta das belas fotos e vídeos que seus turistas sempre fazem questão de registrar.
O lugar oferece múltiplos observatórios astronáuticos que irão enriquecer seus conhecimentos sobre astros e constelações com mais de 4000 m de altura. O altiplano andino reserva aos visitantes, descobrir pequenas cidades que estão localizadas ao longo do deserto e que guardam seus hábitos milenares em meio a condições extremas, mantendo a simplicidade e essência do local e da região. Os habitantes do Deserto de Atacama vivem em total harmonia com a natureza local.
No deserto, é possível observar grandes dunas de areia, esplanadas de sal, vulcões imponentes entre outras belezas naturais. Atacama é considerado o melhor lugar do mundo para observar as estrelas a olho nu, são inúmeras rotas de exploração que são oferecidas aos turistas.
Estações de esqui no Chile
Com seus 3000 km de cordilheira, o Chile oferece aos seus visitantes inúmeras estações de esqui, que são completas em sua infraestrutura, para oferecer a melhor experiência turística aos seus hóspedes. Dentre as principais estações, estão:
Valle Nevado
Está localizado na região central, o que proporciona uma facilidade de locomoção. Valle Nevado é a estação mais moderna e a maior da América do Sul, com muitos hotéis, bares, restaurantes e muitas atrações para o conforto do visitante. Aliado a tudo isso, está o fato de que se encontra há apenas 60km de Santiago.
El Colorado
A estação é também muito conhecida por sua estrutura, contando com 20 pistas para receber turistas o ano todo. El Colorado está a distância de apenas 40 km de Santiago.
La Parva
Juntamente com as opções anteriores, formam todo o complexo turístico, por serem próximas. Mas também dão ao turista, ótimas opções de atividades e conta com uma característica única. A localização de La Parva permite uma vista incrível por toda extensão do vale de Santiago.
Nevados de Chillan
Situada na zona sul do Chile, Nevados de Chillan ganha destaques especiais que a diferencia das demais estações de esqui: possui uma pista com 13 km de percurso, estações termais e ainda nove piscinas térmicas. Para completar, a paisagem revela deslumbrantes montanhas e um imponente vulcão, formando um cenário perfeito para completar a experiência.