Nem todo mundo sabe, mas na Colômbia acontece o segundo maior carnaval do mundo todos os anos, sendo considerada a maior festa popular do país com um século de história. Desde 2003, inclusive, o evento obteve o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.
O início de tudo foi na cidade de Cartagena, porém, a festa acabou se transferindo para Barranquilla. Trazido pelos colonizadores espanhóis, o carnaval na Colômbia se misturou com a celebração de libertação dos escravos e também com os festivais católicos e liturgias indígenas, e assim formou-se uma grande festa. Claro que, unido a tudo isso, existe ainda a simpatia e alegria do povo colombiano que caracteriza o evento e festa local.
A cidade de Barranquilla é totalmente envolvida para a realização da festa, as ruas são enfeitadas e a população em geral se prepara com antecedência na produção de roupas, carros alegóricos e outros adereços. Como no Brasil, você pode optar em curtir o evento na rua junto da população ou em locais mais reservados. Fato é que a festa garante bastante agitação para todos os gostos e preferências.
A Festa
O início é marcado pela Batalha das flores, tendo como a principal atração a Carruagem da Rainha, que chega para saudar o público jogando flores com toda a sua corte. Neste desfile, há também os típicos personagens do carnaval colombiano, os Marimondas, que vestem capuz com longos narizes e grandes orelhas, além de grupos de danças. As gigantonas e os anões cabeçudos garantem a diversão junto com o Rei Momo, Maria Moñitas e o Homem Caimán.
O segundo dia é marcado pelo triunfo da vida sobre a morte e também da cumbia: o primeiro é o ponto alto chamado de “A Grande Parada”, onde se protagoniza as danças populares de garatuja e a cumbia simula um galanteio de um casal ao som de tradicionais tambores e flautas.
A celebração continua com o Festival de Danças Especiais, Festival de Orquestras e também com o Encontro de Comediantes. Por fim, no último dia acontece o enterro de Joselito Carnaval, personagem símbolo que representa toda a alegria e diversão dos quatro dias intensos de festa e euforia. Seu corpo é homenageado e sepultado pelas viúvas alegres que o acompanham durante toda a festa.
Claro que há muito mais para se aproveitar: a festa carrega consigo a história do povo, suas raízes, suas dores e além de todos os motivos para se festejar. Tudo é intenso, são 4 dias de muitas comemorações e festas espalhadas por todo território.
Hospedagem
A cidade de Barranquilla dispõe de boa infraestrutura de hotéis e hospedagens, mas também conta com grande procura. O ideal é priorizar um local acessível que dê oportunidade de fácil locomoção até as festas.
Fazer um bom planejamento com antecedência, ajudará a se programar para participar de festas todos os dias. O evento conta com diferentes opções durante os quatro dias de folia. É possível até se hospedar em alguma cidade próxima, o que irá facilitar na hora do descanso, pois a cidade de Barranquilla fica atordoada de tantas pessoas e muitas festas espalhadas por todo seu território.