Um pequeno país ao norte do continente europeu, e terra que deu origem aos antigos vikings, a Dinamarca compreende a península da Jutlândia e mais 406 ilhas nos mares Bálticos e do Norte, e que também possui dois territórios externos (terras pertencentes ao país, ainda que separadas geograficamente), que são a Groelândia e as Ilhas Faroe.
O país conta com um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e um sistema de previdência social eficiente, tendo como sistema de governo a monarquia parlamentar, democrática e constitucional. A Dinamarca tem em suas bases fundamentais, conceitos voltados para uma vida digna e igualitária a todos os seus habitantes.
Além disso, o país tem um excelente funcionamento em todas as suas áreas o que contribui para uma excelente qualidade de vida de seus habitantes. Tendo como base o panorama de vida dos dinamarqueses, é de se imaginar que um roteiro turístico no país seja também de grande destaque.
Há muito o que visitar e se conhecer na Dinamarca. Além de sua grande história, o país apresenta uma série de atrações e pontos turísticos a serem explorados por seus turistas. Por isso, confira abaixo alguns dos principais destinos dinamarqueses para fazer turismo:
Copenhague
Começando pela maior e mais famosa das cidades, e também a capital do país, Copenhague é ao mesmo tempo moderna e também histórica, inovadora e tradicional, com muitos lugares para serem visitados (alguns gratuitos e outros não). Há muitos castelos e é possível se locomover na cidade usando bicicletas que são facilmente locadas, ou por transporte público (trem ou ônibus). Como turista, não há dificuldade na comunicação com o povo local pois todos falam inglês na metrópole – mesmo que a língua usada pelos locais é o dinamarquês.
Lugares a serem visitados em Copenhague
– Jardins de Tivoli
– Igreja de Mármore
– Palácio de Amalienborg
– Castelo de Rosenborg
– Palácio de Cristiansborg
– A estátua da Pequena Sereia
– O Cais de Nyhavn
Estes são alguns dos atrativos entre tantos outros que a capital reserva. Além destes, vale também, é claro, degustar da gastronomia local, que é de grande valia, visto que o país é detentor de vários prêmios Michellin.
Skagen
Considerado um dos principais portos de pesca do país e também um destino bastante popular para turistas, Skagen é conhecida também como a ponta da Dinamarca. Isto porque na cidade é onde acontece o encontro de dois mares: o do Norte e o Báltico. Trata-se de um lugar com uma paisagem maravilhosa bem distinta.
A cidade é extremamente autêntica e com muitas atrações, é uma boa base para conhecer a região. Skagen ainda guarda um pequeno museu que conta a história dos bunkers, com muitos objetos de época e muitos vídeos. Trata-se de um acervo bem interessante quando o assunto é a Segunda Guerra Mundial.
É possível visitar o farol que fica na região de Grenen, e é o segundo maior do país, subir até o topo e desfrutar de uma vista maravilhosa e também uma exposição interativa sobre aves. As dunas são uma paisagem exclusiva da região, são belíssimas e rendem uma vista maravilhosa. Há também a tradicional região do porto, com suas casinhas de madeiras (todas vermelhas), que é considerado um dos principais cartões postais da cidade.
Aarhus
Apesar de pequena, a cidade de Aarhus guarda muita história. Conhecida como “pequena grande cidade”, está a cerca de 3 horas de trem de Copenhague, e trata-se de uma cidade com população de 330 mil habitantes sendo 40 mil de estudantes universitários. Aarhus é detentora de um dado curioso, que é o de deter a população mais jovem do país, o que explica sua agitada e animada vida noturna. Outro grande destaque local, fica por conta de sua arte contemporânea.
A cidade é vibrante, charmosa e reúne o que há de melhor entre construções históricas e premiadas, restaurantes estrelados e museus internacionalmente reconhecidos. Um lugar extremamente aconchegante, em que a grande maioria de suas atrações podem ser visitadas a pé ou de bicicleta.