Portugal é um país bastante conhecido por seus vinhos e também por uma gastronomia exuberante. Com uma história bastante entrelaçada ao Brasil, muito pouco se fala das terras lusitanas em relação às suas riquíssimas belezas naturais – que caracterizam o país e proporcionam uma experiência única para quem decide visitá-lo.
O sul de Portugal é definitivamente especial, oferecendo diversos lugares a serem explorados pelo turista durante o ano inteiro, visto que a região é privilegiada com um clima delicioso por praticamente 300 dias do ano, o que traz um amparo importante para pessoas que não se sentem à vontade com temperaturas mais baixas. As cidades são pequenas, acolhedoras e com um clima praiano, e a região oferece ao turista inúmeras atividades ao longo de seus 200 km de costa.
A região sulista é também uma das mais tradicionais de todo o país, sendo eleita, inclusive, como o melhor lugar do mundo para viver sua aposentadoria. Por isso, para conhecer um pouco mais sobre os principais destinos do sul de Portugal, confira abaixo:
Algarve
É a principal microrregião ao sul do país, englobando várias cidades que valem muito a pena de serem visitadas. As principais praias estão na região e com isso há uma grande concentração de hotéis e resorts. Suas praias são banhadas pelo Mediterrâneo, por isso são bem concorridas. Porém, a região oferece muito mais do que praias, e é considera uma das opções de turismo mais econômicas de toda a Europa.
A melhor época para visitar a região de Algarve é durante o verão. Apesar de ser muito concorrida, tem alguns itens que compensam: o principal, é a temperatura da água do mar. No entanto, fora da época de verão, a água é muito gelada, a ponto de muitas vezes impossibilitar o banho de mar. Ainda assim, o lugar é imperdível em outras estações por sua diversidade turística.
O acesso a região é muito bom e conta com um transporte público de excelente qualidade. E por isso, vale a pena destacar algumas cidades que valem a pena ser visitadas no inverno, já que existe a garantia de um tempo ameno e muito bom para passeios em Algarve:
Faro
A cidade é a porta de entrada para a região, além de também contar com o aeroporto internacional. Faro é, inclusive, a capital do Algarve, centralizando algumas das principais atividades e comércios locais.
A cidade guarda em seu território um grande conteúdo histórico com praias, museus, praças, igrejas e ruas antigas e construções. São inúmeros cantos e recantos a serem visitados. Uma gastronomia única e maravilhosa, combinando em grande harmonia com as lindas praias locais. Além disso, a cidade é bem pequena e acolhedora, mesmo no inverno.
Albuferia
Com uma costa de 30 km, Albuferia possui lindas praias que estão sempre prontas e disponíveis para experiências de exploração e visitação. É uma estância de balneários das mais concorridas de Algarve, sendo a única com suas casas brancas e ruas estreitas e sinuosas.
Albuferia é uma cidade fundada pelos árabes e foi palco de muitas batalhas e conquistas. Hoje em dia, é conhecida por ter uma vida noturna bastante agitada e, nos bairros mais antigos, há sempre um bom restaurante a cada esquina para ser visitado. Possui uma gastronomia única e grandiosa, com doces maravilhosos e bebidas excepcionais produzidas na região.
Lagos
Sua história é incrível e está sempre ligada aos navegadores e piratas. O lugar é um convite sútil para uma paisagem composta por uma boa praia, mar, sombra e água fresca.
A cidade é bastante marcada por suas histórias de partidas e chegadas. Para se ter uma ideia de sua importância histórica, foi em Lagos onde se instalou o 1º mercado de escravos da Europa. A cidade guarda muitas histórias, ao mesmo tempo que conserva o esplendor e oferece ao turista uma estadia inesquecível e deliciosa.