O chamado Império Austro-Húngaro foi uma união constitucional do Império Austríaco com o Reino da Hungria, que existiu entre os anos de 1867 e 1918, entrando em colapso após sua derrota na Primeira Guerra Mundial.
Com a dissolução do Império, diversas províncias e grupos étnicos anunciaram sua independência e, como consequência, de seu território surgiram a Primeira República da Áustria, a Primeira República da Checoslováquia, a República Democrática da Hungria, a Segunda República da Polônia e o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Nesse processo, a Áustria passou a ser considerada o estado sucessor da Áustria-Hungria.
Atualmente, Áustria e Hungria são destinos turísticos que se caracterizam pela sua beleza, charme e riqueza histórica: enquanto o primeiro país abriga paisagens com picos nevados, bosques, lagos cristalinos, simpáticos vilarejos e cidades magníficas, a Hungria carrega uma preciosa mistura de influências europeias — já que seu território já passou pelas mãos de celtas, romanos, hunos, otomanos, nazistas e soviéticos.
Tratam-se, portanto, de dois destinos recheados de excelentes atrações turísticas e cidades imperdíveis para o turista. Descubra, a seguir, as melhores cidades para visitar durante uma viagem pela região do antigo Império Austro-Húngaro:
Melhores cidades para conhecer na Áustria e Hungria
Viena
Capital da Áustria, Viena possui um encanto especial que mistura edifícios tradicionais do período imperial com um pouco de modernidade. A cidade oferece muitas atrações culturais e históricas, com destaque para o Palácio de Schönbrunn (antiga residência de verão do imperador), o Palácio de Hofburg (de onde o Império era regido) e a belíssima Catedral de São Estevão, no centro histórico da cidade.
Viena também se destaca por manter o passado vivo, já que a cidade mantém o costume de celebrar tradicionais bailes de gala típicos da época do Império Austro-Húngaro e abriga diversos museus, galerias de arte, tabernas e cafés clássicos. Por fim, Viena é conhecida como a cidade da música, já que compositores como Mozart, Beethoven e Strauss deixaram sua marca no local.
Innsbruck
Localizada aos pés dos Alpes, Innsbruck é uma cidade austríaca para ser explorada no inverno, quando o turista pode aproveitar tanto o clima urbano quanto a montanha gelada. No local, há excelente estrutura para a prática de esqui, uma vez que a região já foi sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno.
As ruas de Innsbruck são uma mistura de edifícios modernos com palácios imperiais e detalhes medievais, e a montanha de Nordkette é perfeita para quem deseja ter uma vista panorâmica dos Alpes e do vale do rio Inn.
Salzburg
Famosa por ser a cidade natal de Mozart, Salzburg respira cultura e é até hoje voltada para a música erudita. A cidade conservou seu estilo medieval e abriga um grande número de espetáculos e festivais, com destaque para o prestigiado Festival de Salzburg. Quem visita esta cidade austríaca também pode andar de carruagem nos floridos jardins do Palácio Mirabell, um lugar romântico e delicado.
Hallstatt
Ainda na Áustria, Hallstat é uma cidadezinha medieval rodeada por montanhas e que fica às margens do lago Salzkammergut, classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Além do lago, sua principal atração turística é uma mina ainda em atividade, que pode ser acessada via teleférico e possui uma loja para turistas que quiserem levar uma lembrancinha.
Budapeste
Criada em 1873 pela união de dois antigos centros que ficavam às margens do rio Danúbio (Buda, na margem direita, e Peste, na margem esquerda), Budapeste é a capital da Hungria. A cidade tem muito a oferecer ao turista: arquitetura renascentista, banhos termais turcos, cafés vienenses, construções medievais, ruínas romanas e diversos castelos e palácios que se posicionam um ao lado do outro, sempre com o rio Danúbio como cenário.
Szentendre
Szentendre é uma charmosa cidadezinha que fica bem próxima de Budapeste, ainda às margens do Danúbio. Recheada de museus, galerias de arte e artistas, o local tem aparência antiga e simples, com ares típicos da Europa Central.