Conhecer a Europa é o sonho de praticamente todos os viajantes, já que o continente oferece um turismo bastante diversificado e com opções que agradam tanto os amantes de história e cultura como os que preferem visitar paisagens exuberantes. Além da inestimável riqueza histórica e natural, o chamado Velho Continente oferece gastronomia de qualidade e passeios voltados a compras, aventura e até mesmo aos esportes.
Espanha e Itália são alguns dos destinos europeus mais procurados por turistas de todo o mundo, que geralmente aproveitam a proximidade dos países (e o fato de nenhum dos dois exigirem visto para brasileiros) para conhecer ambos em uma única viagem. Se você está pensando em explorar uma rota que abranja esses dois países, vale a pena conferir os destinos a seguir e deixar sua experiência de viagem ainda mais completa e inesquecível.
6 destinos imperdíveis na rota Espanha-Itália
Madrid
Considerada o centro cultural e político de um vasto império, Madrid possui um passado rico e repleto de histórias relacionadas à monarquia e à Igreja Católica. Como consequência dessa herança, os pontos turísticos são diversos e o cenário gastronômico é vibrante, com diversas adegas nacionais de excelente qualidade.
É em Madrid que fica localizado o Palácio Real — residência oficial do rei da Espanha (mas que atualmente serve mais como ponto turístico do que como moradia) — bem como a Plaza Mayor, uma enorme praça com arquitetura de pedras que é um dos símbolos da cidade. Também vale a pena visitar os museus, a Porta do Sol, o Parque do Oeste e diversos outros pontos turísticos.
Barcelona e Zaragoza
Segunda maior cidade da Espanha, Barcelona é um destino turístico completo, já que possui uma rica estrutura arquitetônica e é repleta de praças, museus, praias, monumentos, ótimos restaurantes e ainda oferece uma vida noturna agitada e animada. Os pontos turísticos imperdíveis da região são o inacabado templo católico da Sagrada Família, que possui uma impressionante estrutura composta por dezoito torres, e o show de luzes e acrobacias aquáticas da Fonte Mágica de Montjuïc.
Na metade do caminho entre Madrid e Barcelona está Zaragoza, que abriga a famosa Basílica de Nossa Senhora do Pilar e suas onze cúpulas de azulejo colorido. O bairro antigo que circunda o local é repleto de pracinhas, edifícios imponentes, lojas e restaurantes.
Nice (França)
Para seguir da Espanha para a Itália, é preciso passar pela França. A dica é aproveitar a passagem e conhecer a cidade de Nice (ou Niza), que possui uma localização perfeita entre mar e montanha. Nice é um balneário diversificado e deslumbrante: o mar é de um lindo tom azul-celeste, a praia é repleta de pedrinhas, o centro histórico é graciosamente autêntico e há muitas cidades famosas — como Cannes e Mônaco — a poucos quilômetros de distância.
Roma
Já na Itália, a capital Roma é repleta de tesouros arquitetônicos e patrimônios históricos de importância inestimável. A chamada “Cidade Eterna” tem atrações imperdíveis como o famoso Coliseu (antigo palco de combate entre gladiadores), o Fórum Romano (centro da vida cívica e econômica na Roma republicana) e o Vaticano, o menor estado independente do mundo e que serve como sede da Igreja Católica e residência do Papa.
O local possui muitos outros pontos turísticos que valem a pena conhecer, como a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, a Fontana di Trevi, a Boca da Verdade, o Castelo de Santo Ângelo e muitos museus, praças e igrejas.
Florença
Berço do Renascentismo, Florença é praticamente um museu a céu aberto, já que as ruas são tomadas por monumentos grandiosos, museus com obras de arte de arrepiar, esculturas espalhadas por todos os lados e uma arquitetura que parece ter sido planejada centímetro a centímetro.
A Catedral de Santa Maria del Fiore, popularmente conhecida como Duomo, possui uma bela fachada de mármore nas cores verde, rosa e branco, com uma cúpula que pode ser vista de diversos ângulos da cidade. Outro cartão-postal de Florença é a Ponte Vecchio, que dá um clima romântico à região.
Veneza
Diversas vezes eleita como a cidade mais bela do mundo, Veneza é ao mesmo tempo romântica e misteriosa. Formada por um labirinto de pequenos e grandes canais, a cidade abriga diversos museus, construções, pontes, palácios e igrejas históricas. A bela e imponente Piazza San Marco e suas duas torres centenárias é um dos principais pontos turísticos do local.