A Sicília é uma excelente opção para turismo independente da época e estação do ano. Claro que, durante o verão, suas praias e recantos são o grande apelo natural, porém, o inverno reserva também seus pontos de atração única.
Trata-se da maior ilha do Mediterrâneo, e também umas das regiões autônomas mais conhecidas da Itália. A Sicília fica localizada bem no “dedinho” do formato da bota, que durante muitos séculos foi uma região marcada por muitas disputas entre nações, por se tratar de um importante polo nas rotas de comércio mediterrâneos.
Além de rica, sua cultura é considerada única principalmente em termos culturais, como nas artes, música, literatura, gastronomia, vinho e arquitetura. É uma imensidão de opções para passeios e muita diversão. Sua economia é baseada na agricultura, ainda que suas terras reúnam muito o que se conhecer e visitar.
As contradições do local assustam alguns e encantam a outros. Existem cidades na região que possuem um trânsito infernal, como Palermo e Catânia, que parecem um outro mundo se comparados com a beleza de Castellamare del Golfo, por exemplo. Porém, estes contrastes engrandecem a alma da Sicília, fazendo com que o turista aproveite mais o local.
Sobre seu passado histórico, a Sicília guarda o Vale dos Templos em Agrigento, o teatro grego em Taomina, as ruínas gregas em Siracusa e também suas cidades barrocas.
Como se não bastasse, a região ainda tem o grande e espetacular vulcão Etna, que é o maior da Europa e um dos maiores do mundo, e mantém sua atividade. As principais dicas para bons passeios na Sicília no inverno vamos citar abaixo, lembrando ainda que a região possui muitos outros. Confira:
Faça um passeio gastronômico
O inverno é uma estação que representa um convite para uma boa comida, então porque não começar pela gastronomia:
– Visite os restaurantes e mercadinhos. Seja surpreendido pela enorme variedade de frutas e suas cores intensas que compõem os estabelecimentos locais. Existem vários lugares que chamam bastante atenção, como o Mercado Ballarò, Mercado del Capo, Mercado de Ortigia, Mercado de Catânia entre outros.
– Há também a tradicional “Street Food”, que é um tour organizado com muitos queijos, frituras e guloseimas.
– Tenha em seu roteiro, uma degustação de vinhos. No inverno, são ainda mais atraentes e deliciosos. Ainda mais em lugar tão memorável como Sicília.
Conheça a história da região
O inverno europeu muitas vezes exige um certo cuidado com a temporada, e com isso, muitos preferem ambientes mais fechados:
– Visite os museus. São excelentes opções, que reúnem um grande acervo cultural da região e de toda a Itália.
– Visite as igrejas – um espetáculo à parte, que remontam a história dos povos que passaram pela região.
– Vale a pena conhecer os sítios/parques arqueológicos que carregam e contam a história com detalhes de todo um passado de disputas.
O Monte Etna
Mesmo no inverno, o espetacular Monte Etna é lindo de ver e conhecer. Trata-se de uma formação imponente ao longe e bem branquinho (em contraste com tudo ao redor). Apesar da região raramente receber neve, no vulcão é o único lugar onde a camada de neve é espessa o suficiente para a prática de esportes de inverno. É o passatempo favorito das famílias sicilianas, além de render fotos incríveis.
Vá as compras
Em um lugar tão peculiar e charmoso como Sicília, pode parecer um pouco complicado reservar um tempo para as compras. No entanto, há muito para se aproveitar e conhecer. Todo lugar sempre reserva novidades para se encantar e se adquirir. Além disso, o povo local é muito acolhedor e bem-disposto a atender o turista. Vale a pena conhecer suas lojas e adquirir algumas lembranças.