O cenário perfeito para gravação de filmes clássicos, a bela Havana é muito mais do que a capital de Cuba ou uma simples cidade famosa por seus museus e antiguidades. “Habana” e seus mais de 2,4 milhões de habitantes representam o berço histórico de uma nação com vasto repertório cultural e sua gente humilde.
Fundada no ano de 1519 pelos espanhóis, Havana foi o local de momentos e movimentos importantes na história do país, reunindo também, grandes virtudes naturais dentro de suas delimitações (característica marcante de todo território cubano). Soma-se, sua admirável arquitetura, formada por belos prédios e edifícios coloridos por toda sua extensão.
Mas se vamos falar da verdadeira Havana, nenhum outro lugar é tão apropriado visitar quanto a cidade antiga e suas fortificações. Estamos falando da parte da cidade que foi declarado um Patrimônio Mundial já há mais de três décadas, e que hoje conserva alguns dos monumentos mais importantes para toda população cubana e sua tradição histórica. Conheça alguns pontos:
Catedral de Havana
A começar pela construção mais importante e simbólica, a sede da Arquidiocese local: a Catedral de Havana (ou como oficialmente é conhecida “Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada de La Habana”). Esta, uma grande construção da arquitetura barroca, e também um dos mais reconhecidos cartões postais da nação.
Casa de artistas notáveis da cultura nacional, a catedral pode ser conhecida por completo em um tour gratuito sem necessidade de um guia contratado. Somente para subir ao topo das torres, um pequeno valor simbólico é cobrado. Entre as principais curiosidades do local, está o fato de que os restos mortais de Cristóvão Colombo ficaram armazenados em suas instalações entre 1796 e 1898, até serem enviados para a catedral de Sevilha.
Museo de la Revolución
Palco da história política e revolucionária recente de Cuba, o Museo de La Revolución chegou a ser derrubado durante a ditadura de Fulgencio Batista. Além deste marco histórico, o lugar é também um acervo valiosíssimo de documentos e objetos que fizeram parte de eventos importantes para a nação. Para os curiosos sobre a chegada e trajetória de Fidel Castro e Che Guevara à Havana, este é o endereço perfeito.
Grande Teatro de Havana
Aquele que é hoje a casa do Balé Nacional de Cuba, já foi o ponto de encontro para imigrantes galegos da cidade. O grande teatro de Havana, que faz parte do complexo do Palácio do Centro Galego, é um autêntico centro cultural, que reúne diversos tipos de evento e promove o melhor da convergência entre as culturas. Fora o teatro, é possível aproveitar outras grandes atrações.
Castillo del Morro
Saindo das ruas para aproveitar um pouco mais da paisagem natural da cidade, Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro, ou somente Castillo del Morro, é uma pequena fortaleza criada nos tempos de colônia que se mantém de pé até hoje. Atualmente, já sem sua finalidade que perdurou por muitos anos, o forte – que faz parte da famosa “Batalha de Havana”, entre ingleses e espanhóis – é um lugar muito interessante para quem se interessa em fazer uma valorosa viagem pelo tempo.