Com muitos séculos de história, a Espanha é um país que carrega heranças de povos celtas, romanos, godos e árabes, além de uma cultura milenar riquíssima e diversas atrações turísticas imperdíveis. Estima-se que a Espanha seja o país que abriga o maior número de patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco, tanto culturais quanto naturais: ao todo, são 45 pontos históricos que já valeriam a pena uma viagem ao país.
Dentre as muitas cidades maravilhosas da Espanha, existem algumas que parece que ficaram paradas no tempo. Isso porque elas preservam até hoje seus castelos, igrejas e monumentos de séculos atrás, mantendo sua aparência medieval e típica do chamado “Velho Continente”. Descubra, a seguir, as 6 cidades medievais mais charmosas da Espanha:
Espanha: cidades medievais que valem a pena visitar
Morella
Esta pequena cidade está localizada na província de Castellón, uma região que faz parte da comunidade de Valencia. O local mantém preservado até hoje seu castelo no alto da montanha, bem como o aqueduto de St. Lucia, as muralhas medievais que cercam a cidade, centro histórico e ruas estreitas. Trata-se de uma verdadeira joia medieval!
Besalú
Localizada na província de Girona, na Catalunha, Besalú é uma cidade onde conviveram judeus e cristãos durante anos. Com ruas labirínticas que revelam igrejas e construções centenárias, Besalú é uma cidade pequena que pode ser percorrida por inteiro em uma única tarde. Uma de suas principais atrações é uma ponte fortificada do século 12, um verdadeiro monumento!
Albarracín
Considerada um monumento nacional desde 1961, Albarracín é uma cidade da Província de Teruel que reproduz perfeitamente a vida na época medieval: ruas estreitas, casas de pedras, portas de ferro e muitas muralhas e igrejas. Além dessas atrações de época, vale a pena conhecer os dois museus da cidade, sendo que um deles é inteiramente dedicado a brinquedos.
Toledo
Declarada Patrimônio da Humanidade desde 1986, a cidade de Toledo é comumente chamada de a mais medieval da Espanha. Isso porque a região reúne uma rica mistura de culturas e religiões, todas resultado de vestígios medievais do passado. Romântica e de arquitetura única, a cidade oferece um amplo leque de atrações turísticas: catedrais, mesquitas, museus, centro histórico, castelos e ruas estreitas típicas da era medieval.
Ronda
Localizada na província de Málaga, Ronda é uma cidade que fica praticamente pendurada em uma saliência rochosa, sendo cortada por um desfiladeiro de calcário por onde corre o rio Guadalevín. A ponte que liga as duas partes da cidade foi construída em 1793, e é um dos cartões-postais da cidade, que ainda abriga palácios, a casa do Rei Mouro e uma bela igreja matriz.
Pals
Encantadora, charmosa e romântica, Pals foi construída no topo de uma colina, com o intuito de ser uma fortaleza medieval. Com centro histórico preservado e tradições locais bem marcadas, a cidade é repleta de arcos e fachadas pitorescas, além de muitas flores e plantas que ficam penduradas pelas paredes de pedras. Como atrações turísticas, Pals oferece igrejas milenares, museus, galerias de arte, torres e outras construções medievais preservadas.