Viajar para Portugal no verão é uma escolha certeira para turistas brasileiros. Além da facilidade da língua em comum, o país tem muito a oferecer: há diversos castelos e mosteiros históricos, vinícolas encantadoras, belos monumentos, museus e igrejas centenários, paisagens românticas e uma costa litorânea de tirar o fôlego!
Embora em algumas regiões de Portugal o inverno seja ameno em comparação ao padrão europeu, fazendo com que não exista necessariamente uma época ruim para viajar ao país, a alta temporada é mesmo durante o verão — que começa em junho e vai até setembro. O verão de Portugal é marcado por temperaturas elevadas, com termômetros que podem ultrapassar os 40°C em algumas cidades, e pela ausência de chuvas.
O auge do verão português é no mês de agosto, que também coincide com o período de férias escolares. Nessa época, turistas de diversos outros países europeus também resolvem viajar para Portugal, sendo que a região do Algarve — famosa por suas lindas falésias e preços atrativos — é uma das mais procuradas. Com tanta gente visitando o país, o verão também é marcado por uma agitada programação cultural, que vale a pena ser explorada.
Confira algumas dicas para viajar para Portugal no verão e curtir a experiência da melhor forma possível:
Dicas importantes para curtir o verão em Portugal
Acorde cedo
Em Portugal, nos meses de julho e agosto as temperaturas podem atingir facilmente os 30°C — sendo que algumas regiões do interior registram sensação térmica até 10 graus acima disso. Para não perder o dia por causa do calor excessivo, portanto, a dica é acordar cedo para fazer passeios ao ar livre, reservando as horas mais quentes do dia para conhecer um restaurante especial ou um local mais fresco.
Tenha um “plano B” para passeios ao ar livre
O verão de Portugal pode ser bem intenso e, por isso, vale a pena ter um plano alternativo para aproveitar os dias de maior calor sem sofrer com a sensação térmica. O ideal é planejar alguns programas em ambientes com ar condicionado — como museus, cafés ou grandes lojas. Outra opção interessante são parques e jardins arborizados, como o Jardim Botânico d’Ajuda ou o Jardim da Estrela.
Cuidado com a alta temporada
Uma vez que coincide com o período de férias escolares, o verão português é uma época em que os moradores do país também querem aproveitar as lindíssimas praias do Sul. Isso significa que muitos comerciantes fecham as portas de suas lojas e rumam em direção aos locais turísticos mais badalados. Então, antes de ir em um restaurante ou loja, verifique se eles estão realmente abertos e evite perder a viagem.
Leve roupas adequadas
Na hora de fazer as malas, prefira roupas leves e não esqueça de itens como protetor solar, óculos de sol e chapéu. Como as noites podem ser mais frescas, vale a pena levar uma jaqueta e uma calça para garantir o conforto.
Cuide-se
Caso a ideia seja passar o dia inteiro passeando, não se esqueça de andar com uma mochila com água e protetor solar, de modo a se manter sempre hidratado e protegido dos raios solares. Vale lembrar que, com o clima extremamente seco e quente, o verão em Portugal geralmente é marcado pela ocorrência de diversos incêndios. Por isso, consulte sempre a previsão do tempo e fique de olho em possíveis ocorrências, tomando cuidado para que sua viagem seja o mais segura e proveitosa possível.