Os países que fazem parte da Europa Setentrional são conhecidos por oferecer as melhores condições de vida para seus habitantes. Isto porque, o índice de desenvolvimento humano é altíssimo, o que garante um excelente nível de qualidade de vida que serve de referência para praticamente todos os outros países do mundo.
Aliados a tudo isso, há também suas paisagens gélidas, mitologia e os incríveis fenômenos naturais que são encontrados nessa região de Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia e regiões autônomas. Apesar de se tratar de países com temperaturas bastante diferentes com as quais estamos acostumados, esses países oferecem uma grande variedade de atividades e opções de roteiro para quem decide visitá-los. Por isso, confira abaixo as principais atrações para curtir nos países nórdicos:
Dinamarca
Com um clima bastante frio, o ideal é se programar com antecedência para não sofrer com nenhum imprevisto. Há muito o que se conhecer na Dinamarca: o recomendado é que o turista esteja bem acomodado com o clima. O país oferece um exímio acervo histórico e muitas aventuras também.
Um dos pontos marcantes do país, é a sua capital. Em Copenhague, a rua Nova se destaca por contar com lindas casinhas coloridas e belos barcos que enfeitam o canal que corta a cidade. Trata-se de um lugar muito agradável para se sentar e tomar alguma bebida local para desfrutar a paisagem e a experiência. O Tivoli Gardens é uma outra grande opção de passeio, com seus lagos, brinquedos e tudo mais que o local oferece.
Saindo da capital, para o Sul da ilha de Fiónia, o Castelo de Egeskov apresenta uma marcante arquitetura viking e uma experiência única com seu impressionante acervo histórico. Os museus também são uma atração à parte, com suas obras de arte e suas excelentes paisagens que rendem fotos incríveis.
Já para as compras, o bairro de Stroget (na capital) é o mais indicado para se aproveitar bem.
Noruega
A Noruega é considerada um dos países mais lindos da Europa, com suas cidades milenares e suas belezas naturais que encantam qualquer turista. O país proporciona atividades a seus turistas ao longo de todo o ano, desde a agitação urbana de Oslo até a diversidade ártica de Svalbard. Entre suas atrações, está tanto a valorização da natureza local como também o incentivo à cultura – que está entre as principais atividades de seus moradores.
A cidade de Oslo, capital norueguesa, é recheada de ótimos restaurantes, e por isso oferece uma excelente lista de opções gastronômicas. A população pode se deliciar em seus restaurantes com classificação Michelin, assim como também possuem os melhores baristas e produtores de café do mundo. Sua geografia é bastante privilegiada, pois suas extremidades estão localizadas em meio à natureza, a ponto de ser considerada a “Capital Verde da Europa”.
Já em Bergen, é impossível não se encantar com as casas de madeira que remetem aos contos de fadas, com suas sete montanhas como plano de fundo. Suas construções, que datam do século XII, há muito o que visitar e aprender sobre a cultura do país.
Suécia
A Suécia oferece muitas atividades aos turistas, por ser um país constituído por muitas ilhas e lagos. É o maior e o mais industrializado dos países nórdicos, ao mesmo tempo que não conta com uma população tão grande (a maior parte de seu território é composto por florestas e lagos).
Apesar do frio característico, o país é beneficiado pelas correntes marinhas quentes, que ajuda amenizam as temperaturas locais. Seus parques são um ponto alto em relação ao turismo e contam com muita história em suas dependências. Este, inclusive, é o caso de Hagaparken.
Um passeio alternativo são os bairros mais descolados, que oferecem lojas, antiquários, cafés e muito mais. O Castelo de Gripsholm é um museu com um grande acervo, contando com uma das coleções mais antigas do mundo, assim como parques, mercados entre outras coisas.
Finlândia
Dotado de uma geografia muito peculiar, a Finlândia é também conhecida como a terra da sauna e da vodca. Porém, o país tem muito mais para ser apreciado pelos seus turistas: seu litoral apresenta temperaturas menos rigorosas ao seu visitante, além de contar com muitas atrações sobre história e cultura local e uma vida noturna bastante agradável.
Ao Norte, a região é marcada pelos esportes de inverno e também pela lenda da morada do papai Noel, que povoa a mente das crianças. O país é muito apreciado pelos amantes do frio e da neve. Apesar de não ter uma grande herança arquitetônica como os outros países, sua natureza local apresenta uma beleza rara e muito atraente.
Islândia
Uma terra que emana magia com suas cidades bem organizadas e calmas. Tratando-se de um país, literalmente, coberto de gelo, porém “recheado de fogo”, a Islândia encanta seus visitantes com um antagonismo muito caracterizado pela beleza da natureza e muita curiosidade para quem quer conhecer e desbravar suas terras.
A Islândia conta com 15% de seu território coberto por gelo, ao mesmo tempo que também possui 20 vulcões em atividade. Soma-se a esta incrível combinação, suas praias de areia preta vulcânicas, piscinas e cachoeiras de água quente (gêiseres).
A capital Reykjavík é conhecida por sua cultura fashion e charmosa, possuindo um cenário de arte, música e vida noturna bem agitada. Tanto no inverno, refrescado pelo fenômeno da aurora boreal, quanto no verão, aquecido pelo sol da meia noite, a cidade tem sempre ótimas alternativas de passeio.