Considerado uma das nações mais antigas da Europa, Portugal traz em suas ruas e cidades um período da história da humanidade, que aguça a curiosidade de muitas pessoas ao redor do mundo. E com a indústria de entretenimento cinematográfica sempre investindo em uma época tão específica e simbólica como esta, as tradicionais vilas medievais portuguesas ganham cada dia mais espectadores e seguidores.
Localizado na Península Ibérica, apesar de contar com uma área considerada pequena, Portugal guarda em seu território belezas únicas que marcaram a humanidade através dos séculos. Assim como acontece com as vilas medievais da Espanha, as cidades guardam e preservam em suas construções um período único. Sem mais delongas, confira abaixo algumas sugestões de cidades medievais de Portugal para conhecer:
Óbidos
Localizada a somente 80 km de Lisboa, está linda vila medieval merece uma visita para alguns dias de hospedagem. Típico lugar para explorar e se deliciar com tudo que o se oferece. Se optar em ficar hospedado no centro da vila, não é necessário nem ao menos a locação de um carro para se deslocar, já que o vilarejo não é muito grande.
A beleza da cidade é indiscutível, as edificações continuam bem preservadas, as ruas guardam um charme único, e o lugar propicia passeios calmos para observar os detalhes em suas casinhas e ruas floridas e também as muralhas que protegem a cidade.
Castelo de Vide
Localizado a norte da região de Alentejo, o vilarejo se encontra no topo de uma colina. A vila vive num tranquilo ritmo alentejano e conta com um patrimônio histórico edificado riquíssimo. Guarda em suas ruas, um autêntico castelo medieval do século XIII, e suas ruas estreitas em pedra permitem ao turista observar suas construções em estilo gótico, fortificações renascentistas, igrejas e muito mais.
A paisagem é muito linda e proporciona ao visitante, dependendo da época da viagem, lindas festas tradicionais e a opção de estadia em pequenas casas no centro histórico. O local só não é muito recomendado no mês de agosto, por ser muito quente, o que para os turistas brasileiros, não é um problema para adaptação.
Piodão
Uma pequena aldeia considerada e classificada como “Imóvel de Interesse Público“, que está localizada na Serra do Açor. É formada por uma estrutura rústica e sinuosa, o que torna o ambiente envolvente. Uma marca muito característica do lugar, é a disposição de suas construções, como um anfiteatro, o que permite ao anoitecer uma vista deslumbrante com suas luzes acesas. Ao observar ao longe, se parece muito com um presépio.
Cada local visitado aqui, surpreende e traz a sensação de volta à época. O ideal é aproveitar cada segundo para absorver toda beleza que o local propõe para seus visitantes.
Sortelha
O lugar manteve sua fisionomia urbana e arquitetônica inalterada ao longo dos anos, sendo considerada a mais conservada entre todas as vilas que remontam a Idade Média.
Possibilita ao turista fazer uma visita aos séculos passados, entre as sepulturas medievais e suas construções, e ainda hospedar-se em casas medievais na vila. A vila está entre os 5 melhores lugares a serem visitados em Portugal, é como estar isolado do mundo moderno, uma imersão ao passado.
Sortelha, como outras, é um conjunto de aldeias próximas às fronteiras, e foram criadas com a função militar. Está a cerca de 300km de Lisboa, longe das rotas tradicionais do turismo, reservando ao visitante uma experiência única.