Localizada exatamente no meio do território turco, a aproximadamente 700 km de Istambul, encontra-se a Capadócia, em uma área longe do mar e da agitação dos grandes centros. Isso não impede, no entanto, que a região seja considerada uma das mais belas de toda a Turquia, esbanjando exuberância, que foi delineada ao longo de milhões de anos por uma intensa atividade vulcânica, que foi a grande responsável pela formatação da paisagem.
O que se acha na Capadócia são as exclusividades da natureza, além de dispor também de incríveis cidades subterrâneas com inúmeros andares e que foram habitadas por séculos.
Apesar de oferecer uma vida mais simples em um lugar pequeno se comparado a outros destinos turísticos, Capadócia conta com uma história magnífica, onde merece o destaque a três importantes cidades da região: Göreme, Uchisar e Ürgüp, que estão entre as mais populares quando o assunto é turismo.
Estadia na Capadócia
O ideal é ficar hospedado em lugares próximos as cidades, o que irá proporcionar maior facilidade para fazer passeios pelos arredores e nos centros das localidades, tendo um contato maior com a vida local. Um carro fará toda a diferença em sua viagem, facilitando uma exploração melhor.
Vale destacar que é a locomoção aqui é muito prática e tranquila, caracterizado por estradas bem sinalizadas por placas. As atrações possuem autoguias e tudo está concentrado numa área relativamente pequena, o percurso de carro não passa de 30 minutos e o próprio percurso dará oportunidade de conhecer diversas opções de restaurantes, além de descobrir cantos escondidos e muito charmosos.
Passeios na Capadócia
Como primeira viagem, explore suas maiores atrações como, as igrejas esculpidas, as cidades subterrâneas entre outras. A visita com guia acompanhando é muito bom pois torna possível a oportunidade de conhecer um conteúdo histórico de forma mais contextualizada, o que ajudará a entender toda a formação das cidades.
Os passeios exigem longa caminhada, subidas e decidas que requerem um certo preparo físico. É bom ter sempre à mão uma lanterna, água e protetor labial, por conta do clima árido.
As chaminés de fada, que são símbolo da Capadócia, são na verdade o efeito erosivo das constantes erupções vulcânicas que se sucederam ao longo dos anos como dito anteriormente.
A experiência com a natureza e clima local
Outra grande atração muito conhecida na Capadócia, ostentando até mesmo uma fama internacional, é o céu azul enfeitado com vários balões coloridos, que é considerada uma das atrações turísticas mais recomendadas e também solicitadas. Poder ver o nascer do sol do alto das montadas é uma experiência inesquecível e revigorante, tendo aos pés um capricho esculpido pela natureza. O passeio é extraordinário e definitivamente imperdível.
Com um clima bastante quente no verão e um inverno caracterizado pelo frio congelante, é possível até a prática de esqui em alguns lugares específicos, como a montanha Erciyes Dagi.
Mas não pense que o roteiro é restringido a isso, pois além das belezas naturais, a região reserva aos turistas uma experiência de imersão na cultura turca da antiguidade ao moderno, aproveitando o acervo reunido nas cidades subterrâneas – que eram, na verdade, refúgios utilizados contra a perseguição religiosa.
A grande diversidade de cores é uma maravilha a parte por aqui: a delicadeza esculpida e pintada pela ação natural dos anos, que tem os mais diversos tons do vermelho ao verde, passando pelo marrom e branco.
A população, culturalmente falando, sempre contribuiu para a geografia local, escavando as rochas porosas afim de criar um ambiente próprio para sobreviverem. Ao invés de erguerem edifícios para fins residenciais, optaram em utilizar o que a natureza lhes deu, que aconteceu na era do bronze.
Patrimônio mundial pela UNESCO
Seu rico e histórico patrimônio cultural conta com uma região muito famosa e bem reconhecida: o Parque Nacional de Göreme com seus 9576 hectares, que foi declarado em 1985 como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A Capadócia fascina, deslumbra e não decepciona quem a visita, superando todas as expectativas.