Localizada na América Central, pode-se dizer que Honduras é o coração de sua região. Marcada por uma área montanhosa, o país oferece diversos cenários naturais verdadeiramente incríveis, que contém não apenas montanhas como principalmente praias.
Honduras faz parte de um circuito muito rico de sítios arqueológicos, porém, por ser o menos badalado, é pouco visitado e por isso é uma opção interessante para quem procura por uma alternativa de turismo caribenho. Suas opções não perdem em nada para os já conhecidos sítios arqueológicos da civilização Maia, pois a região guarda em seu território nada menos que 107 áreas protegidas – entre as quais, a segunda maior floresta tropical das Américas, e também a segunda maior barreira de corais do mundo, o recife Mesoamericano.
Por se tratar de um destino pouco explorado, ainda é possível fazer visitação com um número reduzido de turistas o que contribui para uma melhor apreciação dos locais.
As praias estão entre as mais belas, carregando consigo a fama de pertencerem ao renomado território do Caribe, mas com um custo bem abaixo da média. Por tudo isto, considerar uma viagem ao país é uma excelente ideia para fugir dos roteiros tradicionais e mais competidos, para aproveitar paisagens hondurenhas de tirar o fôlego, gastronomia diferenciada e uma hotelaria para todos os gostos e valores. Confira abaixo, algumas principais praias do país:
Roatán
Trata-se de uma pequena ilha que pertence ao território hondurenho e é uma parada obrigatória dos grandes cruzeiros que usam essa rota. O porto de Roatán é relativamente pequeno, mas muito encantador.
O mar é calmo e a temperatura agradável te convidam para uma experiência marcada pela tranquilidade que vale a pena desfrutar cada segundo. Em Roatán, existe a tradição de mergulhar com os golfinhos, e por isso essa é uma atividade muito indicada por aqui. Além disso, a vida marinha é riquíssima e merece ser observada de pertinho.
O local conta com boa estrutura de serviços, e suas belezas não se resumem somente ao fundo do mar. É possível visitar o Jardim das borboletas e também a fazenda dos iguanas. O que não vão faltar são opções de atividades e uma maravilhosa praia para se aproveitar.
Cayos Cochinos
Formado por duas pequenas ilhas, este é o endereço para quem gosta do rústico e da natureza em sua pura e intocada forma. Cayos Cochinos é o tipo de lugar que exala tudo de bom que a natureza pode entregar, em sua forma mais plena.
Só é possível alcançá-la de barco, ou seja, não há carros nas ilhas. A praia principal possui somente 2 km² e 108 habitantes. É uma pequena porção do paraíso, livre de poluição para curtir toda natureza local.
Há muito o que se fazer aqui para os amantes da natureza, como mergulhar nos recifes, relaxar na areia da praia, admirar um belíssimo pôr de sol (considero um dos mais lindos do mundo) entre outras coisas.
Punta Sal
Simplesmente uma jóia dentro de um verdadeiro santuário natural. A península de Punta Sal faz parte do Parque Nacional Jeannette Kawas ou Parque Nacional de Punta Sal, um lugar verdadeiramente diversificado.
Uma trilha estreita e curta, leva os visitantes até a base da península, desembocando numa adorável enseada isolada no lado oeste, com praias de areia branca, águas azul turquesa muito tranquilas. O que cerca o lugar, são as maravilhosas histórias de piratas que se escondiam da Armada Espanhola durante os tempos coloniais, o que não é difícil de imaginar estando no local. O acesso a Punta Sal é realizado por barco, uma viagem de aproximadamente 45 minutos. O lugar é exuberante e vale a pena ser visitado.