Banhada pelo Mar do caribe e pelo Golfo de Fonseca, no Oceano Pacífico, a República de Honduras é um país localizado na América Central que ainda é pouco explorado pelos turistas — principalmente se levarmos em conta seus populares vizinhos caribenhos, que atraem milhares de visitantes todos os anos. Apesar disso, o local é um destino de viagem que tem muito a oferecer!
Além de belíssimas praias e clima sempre agradável, Honduras se destaca por sua importância histórica, já que o país abriga cidades coloniais, patrimônios preservados, ruínas maias e museus. Há diversas opções também para os fãs de aventura, que podem explorar a selva virgem de La Morkitia, e para os amantes da culinária, uma vez que a gastronomia local é riquíssima e variada.
Conheça, a seguir, alguns dos pontos turísticos imperdíveis de Honduras:
Honduras: melhores pontos turísticos
Lago de Yojoa
Com 16 quilômetros de comprimento e outros seis quilômetros de largura, o lago Yojoa fica 637 metros acima do nível do mar, em uma depressão formada por atividade vulcânica. Muito popular, o local abriga uma rica biodiversidade (com quase 400 espécies de aves e 800 plantas identificadas) e oferece uma paisagem incrível, rodeada por grandes montanhas que abrigam parques nacionais.
Ilha Utila
Quase inteiramente rodeada por arrecifes de corais, a ilha Utila é o melhor local de Honduras para praticar mergulho. Este ponto turístico é perfeito para os amantes de sol e praias paradisíacas, com águas transparentes e areia branca.
Ilha de Guanaja
Junto com Utila, Roatán e Barbareta, Guanaja forma o arquipélago hondurenho conhecido como “Ilhas da Baía”, que abrigam praias belíssimas e uma rica biodiversidade. A Ilha de Guanaja abriga o segundo maior recife de coral de todo o mundo, ficando atrás apenas da famosa Grande Barreira de Corais da Austrália.
Ruínas de Copán
Localizadas perto da fronteira com a Guatemala, as ruínas da cidade de Copán formam o Parque Arqueológico de Honduras, declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Descobertas pelo ocidente em 1570, as ruínas serviram de moradia para a civilização maia, um dos povos considerados mais antigos e inteligentes do planeta.
Quem visita o local encontra pirâmides, hieróglifos, pedras esculpidas e escadarias. Os dois maiores monumentos preservados são o Templo das Inscrições — com uma escada de 64 degraus e diversos grifos que contam a história da Família Real de Copán — e o Museu das Esculturas.
Tegucigalpa
Capital de Honduras, Tegucigalpa é a cidade que oferece melhor segurança e infraestrutura em todo o país. Localizada dentro de um vale, a cidade é moderna e imensa, mas possui um centro histórico repleto de edificações antigas, museus, praças e parques que valem a pena ser visitados.
Trujillo
Trujillo se destaca por ser o primeiro local da américa continental em que Cristóvão Colombo colocou os pés, em 1502, e o porto da cidade (onde os colonizadores espanhóis celebraram a primeira missa na região) ainda abriga fortes e ruínas. Trata-se, portanto, da mais antiga cidade de Honduras e um importante porto para a coroa espanhola. Além de sua importância histórica, Trujillo possui belas praias e uma floresta tropical exuberante.