Embora seja pequeno em extensão territorial, Israel possui uma ampla variedade de atrações turísticas: além da famosa capital Jerusalém, há muitos sítios históricos, praias belíssimas, desertos incríveis e uma rica vida cultural. O melhor de tudo é que, justamente por conta do tamanho do país, é possível explorar várias cidades em um único dia, seguindo um roteiro completo e inesquecível.
Mesmo com tantas possibilidades, o turismo religioso é inegavelmente o principal atrativo de Israel. Isso porque a chamada Terra Santa é um local histórico que serviu de palco para inúmeros conflitos e disputas, além de ter abrigado muitas passagens bíblicas e ser um território considerado sagrado e querido por muitas pessoas. Para completar, a infraestrutura turística de Israel é excelente, com diversas opções para o turista ser bem recebido.
Israel: principais pontos turísticos religiosos
Muro das Lamentações
Localizado em Jerusalém, o Muro das Lamentações é o segundo lugar mais sagrado para os judeus — ficando atrás apenas do Santo dos Santos, que não pode ser visitado. O Muro é o último pedaço remanescente do antigo Templo de Salomão: o templo original foi construído há 3 mil anos e destruído pelos babilônios no ano 586 a.C., fato que fez com que o Segundo Templo fosse construído com grandes muros de proteção. Esses muros foram a única coisa que sobrou quando o Segundo Templo foi demolido em 70 d.C. pelo Imperador Tito.
Atualmente, o local onde ficavam os templos é chamado de Esplanada das Mesquitas e a região está sob domínio árabe, enquanto os judeus não podem frequentar o interior dos muros. A eles, resta apenas visitar as paredes pelo lado de fora — justamente a parte que é conhecida como Muro das Lamentações. Para quem deseja conhecer o Muro das Lamentações, o local está disponível para visitação 24 horas por dia.
Monte das Oliveiras
Sagrado para cristãos, judeus e muçulmanos, o Monte das Oliveiras fica situado a leste da Cidade Antiga de Jerusalém e pertence a uma cadeia de colinas com três picos. O local tem esse nome por conta da presença de oliveiras que antigamente cobriam suas encostas e, de acordo com a tradição, Jesus teria realizado alguns de seus sermões ali.
O Monte das Oliveiras local oferece aos visitantes um espetacular pôr do sol, além de uma vista incrível da região, de onde é possível ver diversos pontos turísticos e históricos: os muros de Jerusalém, a Igreja de Todas as nações, Igreja de Maria Madalena, Jardim de Getsêmani e a cúpula dourada da Mesquita de Omar. A subida para o Monte pode ser feita a pé ou de carro.
Belém
Belém é uma cidade palestina que fica localizada na Cisjordânia, uma área cujo turismo é administrado por Israel e que é muito procurada por pessoas que estão atrás de pontos turísticos religiosos. De acordo com a Bíblia, Belém foi o palco do nascimento de Jesus e do Rei Davi, além de ser o local de enterro da matriarca Raquel. Os principais pontos de visitação são a Igreja da natividade, Praça da Manjedoura e as Piscinas de Salomão.
Basílica da Anunciação
Localizada em Nazaré, no norte de Israel, a Basílica da Anunciação foi construída no local onde teria acontecido a Anunciação da Virgem Maria como a mãe de Jesus Cristo. A igreja atual possui dois andares principais: no térreo está a gruta onde teria sido a casa de Jesus, enquanto o segundo andar abriga a paróquia em si.
Mar da Galileia
O chamado Mar da Galileia é um extenso lago de água onde Jesus teria começado a pregar para seus seguidores. Diversos pontos turísticos religiosos e arqueológicos estão localizados às margens deste lago, tais como: o Barco de Jesus (um barco da época em que Jesus esteve no local), a Igreja da Multiplicação dos Pães e dos Peixes (onde aconteceu um dos milagres), o Rio Jordão (onde Jesus teria sido batizado) e o sítio de Magdala, cidade natal de Maria Madalena.
Megido
Megido é uma colina localizada próxima a um povoado moderno que leva o mesmo nome. De acordo com algumas interpretações religiosas, será neste lugar que acontecerá a Batalha do Juízo Final — o famoso Armagedom. O Parque nacional de Megido preserva as ruínas de uma antiga cidade-estado, e se destaca como um importante sítio arqueológico.