Localizado na região do Magrebe, no norte da África, o Marrocos é um destino turístico que recebe mais de 11 milhões de visitantes por ano. Este número impressionante de turistas que procuram a região é totalmente justificado: o país surpreende não apenas por sua arquitetura repleta de mesquitas e suntuosos palácios, mas por sua rica cultura, história milenar e diversidade geográfica extensa.
As paisagens inesquecíveis do Marrocos são uma atração à parte. Com 2.800 quilômetros de costa banhada pelo Oceano Atlântico e outros 530 quilômetros banhados pelo Mar Mediterrâneo, o país também conta com uma grande região montanhosa e reivindica o território desértico do Saara Ocidental.
Outra atração imperdível do Marrocos é sua variada gastronomia, recheada de pratos e ingredientes vindos dos povos nômades do deserto. Misturando heranças mediterrâneas, árabes e francesas, a cozinha típica marroquina possui uma identidade única e condimentada, com notas perfumadas de limão, hortelã e açafrão. Confira, a seguir, os melhores destinos para conhecer o país e apreciar tudo isso da melhor maneira possível:
Melhores destinos para fazer turismo no Marrocos
Casablanca
Famosa pelo filme de mesmo nome, Casablanca é a maior cidade do Marrocos, e se caracteriza por ser agitada e moderna. Considerada o centro financeiro e comercial do país, esta metrópole abriga o maior porto do norte africano e possui arquitetura inspirada na cidade francesa de Marselha.
A principal atração de Casablanca é a mesquita de Hassan II, uma construção gigantesca que pode receber até 25 mil fiéis.
Rabat
Capital do país, Rabat é rica e organizada, destacando-se como um polo cultural recheado de museus, bibliotecas e teatros. É em Rabat que fica localizada a residência oficial do rei Mohammed VI, bem como o centro político do país e a sede das embaixadas. Embora a região do palácio do rei seja fechada para visitas, existem diversos outros pontos turísticos e históricos que valem muito a pena conhecer.
É o caso, por exemplo, do mausoléu de Mohammed V, da inacabada Torre Hassan e suas 200 colunas em estilo romano e da Casbá dos Udaias — uma pequena fortificação muçulmana que foi erguida a partir de 1150.
Marrakech
Conhecida como a “Cidade Vermelha”, Marrakech é o principal destino turístico de Marrocos. A praça de Jemaa el-Fna é um dos cartões-postais do país e está incluída na lista dos Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade da UNESCO. Embora antigamente fosse utilizada para executar criminosos, a praça atualmente é repleta de barracas de comida, encantadores de serpente, engolidores de espadas, músicos e contadores de história.
Marrakech também é famosa por sua Medina, um centro histórico milenar cercado por muralhas e repleto de comerciantes e cores. Além disso, a cidade possui lindos jardins, palácios e mesquitas que valem a pena conhecer.
Fez
Conhecida como a capital cultural de Marrocos, Fez (ou Fés) é uma mais antiga das cidades imperiais que existem, sendo especialmente famosa por abrigar a primeira universidade do mundo: a Universidade al Quaraouiyine, fundada no ano de 859. Sua medina é considerada a maior cidade medieval islâmica do mundo que ainda está viva, e o passeio pelas ruas e becos é praticamente obrigatório para quem faz turismo no país.
Esta é uma cidade vibrante e de atividade intensa, com muitos comerciantes, comida tradicional, artesanato e especiarias. Um dos destaques de Fez são os curtumes — locais onde são tratados os couros dos animais, uma atividade típica do Marrocos e parte de uma tradição milenar.
Chefchaouen
aLindíssima e diferente, Chefchaouen é uma pequena cidade conhecida por suas construções pintadas de azul, um legado judaico. Ideal para quem deseja conhecer uma tranquila vila do interior marroquino, esta cidade oferece a oportunidade de explorar o Marrocos de maneira mais íntima, longe do apelo turístico das grandes cidades.