Localizada na região oeste da Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza é uma cidade especialmente famosa por suas vinícolas e paisagem montanhosa. Com ares de interior e diversas atrações imperdíveis, este destino turístico oferece boa gastronomia, hotéis luxuosos e opções de diversão para todos os gostos: além dos vinhos, o turista pode curtir monumentos históricos, esportes radicais e eventos típicos da cultura local.
Muitas pessoas apontam o verão como a melhor estação do ano para conhecer Mendoza, já que esta é justamente a época de colheita das uvas e quando ocorrem os festivais que celebram o bom vinho e as tradições populares. Porém, visitar a região durante o inverno possibilita que o turista explore não apenas as vinícolas, mas as estações de esqui que levam o visitante aos pontos nevados dos Andes.
5 maneiras de aproveitar Mendoza no inverno
Parque General San Martin
Com 400 hectares de vegetação abundante e belas paisagens, o Parque General San Martín é imponente, bem cuidado e muito frequentado não apenas por turistas, mas também pelos moradores de Mendoza que gostam de praticar esportes ou curtir um tempo ao ar livre.
O parque fica localizado na região central da cidade, e abriga diversas praças, lagos, chafarizes e espaços para piquenique ou churrasco, além de um zoológico, um clube de golfe e o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas. O visitante também pode explorar diversas trilhas, sendo que a mais interessante leva ao monumento em homenagem ao Libertador General San Martin, que dá nome ao parque.
Puente Del Inca
Localizado no noroeste de Mendoza, Puente Del Inca é um povoado argentino que se tornou um ponto turístico famoso graças a sua curiosa formação rochosa grandiosa, em formato de ponte.
A área é pouco habitada, mas nem sempre foi assim: no século passado, um hotel aproveitou as características da região para montar uma sede, que acabou sendo destruída por uma avalanche. Hoje, as ruínas fazem parte da paisagem, que é considerada uma área de proteção natural.
Estações de esqui
As estações de Los Penitentes e de Las Leñas estão entre os principais pontos de esqui de toda a Argentina. A primeira encanta os visitantes por conta de suas formações rochosas, montanhas e cânions, além de oferecer excelente estrutura para os turistas e atividades de Ski, Snowboard e passeios de teleférico. Las Leñas, por sua vez, conta com 29 pistas que totalizam 65 quilômetros esquiáveis, sendo que algumas possuem iluminação artificial para a prática noturna.
Cultura e museus
Embora não sejam considerados tão tradicionais como os demais passeios de Mendoza, os museus da cidade valem a pena ser visitados — especialmente por turistas que se interessam por história e arqueologia. O Museu del Area Fundacional, fundado em 1993, expõe relíquias, objetos e fotos de como era Mendoza antes do terremoto que devastou a cidade, em 1861. Bem perto do museu estão as Ruinas Jesuíticas de San Francisco, um prédio construído pelos jesuítas entre os anos de 1716 e 1731.
Parque Provincial do Aconcágua
Conhecido como Sentinela de Pedra, o Monte Aconcágua se destaca por ser a maior montanha das Américas e é tão imponente que parece realmente estar tomando conta de toda Mendoza. Seu cume fica a 6.962 metros de altitude, e é um verdadeiro desafio até mesmo para escaladores profissionais. Turistas que não praticam escalada também podem explorar a montanha por meio de trilhas e passeios guiados, de onde é possível apreciar uma belíssima vista do Monte.