Para muitas pessoas, a época de fim de ano representa uma excelente oportunidade de viajar com os amigos ou com a família, uma vez que normalmente estão todos em recesso escolar ou de férias na empresa. Marcar uma viagem para celebrar o Natal e o Réveillon em grande estilo pode ser ao mesmo tempo vantajoso e desvantajoso: se, por um lado, há muitas pessoas querendo viajar (o que pode fazer o custo da viagem disparar), esta é uma época em que todos os destinos estão em festa e cheios de alegria.
Localizada ao norte da Venezuela, Aruba é um território exótico e paradisíaco que se destaca por ser um destino turístico perfeito para aproveitar as festas de Natal e Réveillon. Embora este não seja um local de neve — um dos itens que dão o clima para a imagem que a maioria das pessoas tem de Natal —, esta bela ilha caribenha surpreende pelas belas decorações, animação e tradições para esta época do ano.
Natal em Aruba: tradição e alegria
Uma vez que a maior parte da população local é cristã, o Natal é uma das principais datas comemorativas de Aruba. Por esta ser considerada uma data muito especial e importante, moradores e comerciantes se unem para decorar com capricho não apenas as casas, mas as ruas e estabelecimentos em geral. Como consequência, a ilha toda ganha um brilho colorido e especialmente alegre.
A celebração do Natal em Aruba também é marcada por diversas comidas típicas, com destaque para o chamado Ayacas: um bolinho de carne enrolado em folhas cozidas de bananeira, que é preparado e congelado semanas antes da festa. A receita original é da Venezuela, mas os caribenhos adaptaram a iguaria e tradicionalmente a oferecem para os turistas. Entre as bebidas, o mais tradicional é o Poncha, que se assemelha à gemada.
A música também marca presença nesta época do ano, e as comemorações normalmente são agitadas por bandas de gaita — formadas tipicamente por cantoras que são acompanhadas de instrumentos tradicionais como furuku, cuarta, piano, raspa e timbal. Os grupos de músicos visitam os moradores desejando felicidades e cantando belas canções natalinas.
Réveillon em Aruba: como aproveitar a festa?
A chegada do Ano-Novo também é muito celebrada em Aruba, sendo uma das épocas do ano mais badaladas da região. Além das diversas festas espalhadas pela região, uma impressionante e tradicional queima de fogos toma conta de toda a ilha, com um espetáculo de tirar o fôlego. A dica para ter uma boa visão dos fogos é procurar um local alto, como o farol Califórnia.
Além disso, os moradores tradicionalmente estouram o pagara: um longo fio de fogos de artifício que estoura por até 30 minutos ininterruptos. De acordo com a crença popular, o pagara espanta os maus espíritos e celebra as conquistas do ano que está se encerrando. Por isso, quem visita Aruba nesta época pode ver artefatos como este estourando diversas vezes ao longo dos dias que antecedem o Réveillon.
Para quem gosta de curtir uma festa agitada, o point da celebração é o Renaissance Mall, um shopping a céu aberto localizado no centro e que é repleto de bares e restaurantes. Em Palm Beach, a mais famosa e badalada praia da região, é possível escolher entre diversos restaurantes de hotéis que oferecem ceias com clima mais familiar, bem como bares na beira da praia.