A América do Sul é um território privilegiado, que é banhado por dois oceanos (Atlântico e o Pacífico) e possui uma extensa faixa litorânea, que além de exuberante proporciona ao turista dias incríveis. E, claro: falando em praias na América do Sul é muito fácil lembrar do Brasil, porém, há outros países que possuem belezas tão encantadoras quanto.
Até mesmo os próprios turistas brasileiros, por vezes, esquecem que existem outros países ao nosso redor que oferecem muitas experiências únicas, e que adicionado a tudo isso tem muitas descobertas e muitas culturas que merecem ser visitadas e exploradas. Para saber um pouco mais sobre estes destinos, confira abaixo alguns lugares que merecem destaque:
Chile
O país é mais conhecido pelo excelente complexo turístico de inverno, para aqueles que adoram curtir a neve e seus esportes, porém, o Chile oferece também praias únicas e maravilhosas. Com uma faixa litorânea que vai desde a Patagônia até ao Deserto do Atacama, o território chileno oferece ao visitante opções de um mar calmo, com belas ondas, praias urbanas ou desertas e algumas outras bastante badaladas.
Uma das mais visitadas é a Praia de Anakena com suas famosas esculturas de Pedras (Moais) e também pelo fato de ter sido ali onde desembarcou o primeiro rei da ilha. O lugar é lindo com suas praias de areias claras e água azul turquesa, perfeita para praticar mergulho ou somente apreciar a paisagem e descansar.
A Praia Amarilla é considerada uma ótima opção para família, por ter um mar bem calmo e temperatura agradável. Um cenário bastante apropriado para quem tem crianças pequenas, e considerado um verdadeiro pedaço do paraíso a ser visitado.
Equador
Um país com uma paisagem diversificada que abrange a Floresta Amazônica, as Montanhas Andinas e as Ilhas Galápagos. O Equador é conhecido por conter uma rica vida selvagem e guardar, em sua capital, um centro histórico intacto da era colonial dos séculos XVI e XVII.
São inúmeras as praias, com destaque para duas muito conceituadas: as Ilhas Galápagos contam com praias de areia branca, água morna e uma das paisagens mais lindas do planeta – sem exagero nenhum. Trata-se de um arquipélago com muitas praias e também rodeado de riquezas naturais.
A Praia de Salinas é uma região mais cosmopolita, com bastante gente e inúmeras opções de lazer e entretenimento. Além disso, é também uma das melhores regiões para se apreciar e ver as baleias Jubarte.
Colômbia
As praias colombianas estão entre as mais lindas do mundo, com um litoral que abrange o agitado Oceano Pacífico, como também o mar calmo e morno do Caribe, no Atlântico. A colômbia é uma excelente opção para todos os tipos de viagem, com muita aventura à disposição ou um descanso exclusivo para os turistas que preferem o sossego com os pés na areia.
O país possui praias em lugares remotos, como a Punta Gallinas isolada ao Norte, ou então algumas outras bastante badaladas como a Ilha de San Andres, que conta com uma infraestrutura de resorts muito desenvolvida e muitas festas ao melhor estilo caribenho.
Brasil
Entre os destinos brasileiros, Fernando de Noronha se destaca como um capítulo à parte, oferecendo um conjunto de ilhas paradisíacas, um santuário a natureza, que enriquece quem os visitantes.
A baia de Sancho, vale a pena citar, é um lugar único com uma vida marinha riquíssima, praias de águas cristalinas e muito apropriada para fazer mergulho. Em João Pessoa, encontramos outro tesouro da natureza com suas piscinas naturais. É incrível! Por estar próximo à Costa, é fácil de acessar, passar o dia e depois retornar. O lugar oferece inúmeras atividades, impossível não se divertir e curtir a viagem.
Uruguai
O pequeno país possui destinos bem conhecidos e badalados, e também uma rica história e lugares incríveis. Punta del Este é a estrela do país, sendo a principal fonte de inspiração do verão. Com sua excelente infraestrutura que agrega resorts, cassinos, lojas, mansões e uma rica gastronomia do mais alto escalão, não irá faltar opções para passeios por aqui.
Se procura por um lugar menos agitado, a Praia José Ignácio oferece ao turista uma certa rusticidade e também calmaria não muito longe de toda a infraestrutura. Somente um pequeno oásis para ficar aproveitando e curtindo a natureza uruguaia.