Quando o assunto é férias, quase que automaticamente vem à mente muito sol e muita praia. Definitivamente, a paisagem ideal para um descanso merecido. Ainda que muito conhecido por muitos roteiros gélidos e cheios de neve, o Continente Europeu é também bastante procurado por seus destinos tropicais, reservando à turistas praias muito bonitas e aconchegantes.
Neste artigo, a Itália, mais especificamente a Sicília, é o destino a ser desbravado. Tratando-se de uma ilha que é considerada um território autônomo e tem como capital a cidade Palermo (quinta maior cidade da Itália), Sicília sempre teve um papel importante nos eventos históricos protagonizados pelos povos do mediterrâneo.
Além de sua importância histórica, Sicília possui praias lindíssimas. Algumas delas, bem peculiares com paisagens de encher os olhos de qualquer visitante, além de oferecer um mar limpo e muitos lugares exóticos. Para conhecer um pouco mais sobre a região, confira abaixo algumas das principais praias da Sicília:
San Vito Lo Capo
É um clássico com sua vila de pescadores, casinhas brancas e uma culinária única. San Vito Lo Capo tem como características, sua areia fina e branca, um mar cristalino que chega a incomodar a visão, é o título de estar entre as praias mais bonitas de toda a Itália. Aliado a tudo isso, a praia oferece uma boa infraestrutura e também está localizada dentro da área urbana da Sicília.
Considerada por muitos uma praia para todos os gostos, San Vito Lo Capo é visitada por todo tipo de pessoas, desde famílias com crianças até quem vai em busca de esportes náuticos. O centro do local fica há poucos minutos a pé da praia, e é um lugar muito propício para passeios em sua praça rodeada de restaurantes, lojas e camelôs.
Isola Bella
Isola Bella é um paraíso isolado que à primeira vista parece inalcançável. A praia possui um pouco menos de 8.000m² e se une ao continente por uma pequena faixa de areia, que fica submersa conforme a alteração da maré.
A história que margeia Isola Bella é muito encantadora, assim como também a natureza local é exuberante. Atualmente, é considerada uma Reserva Natural (título instituído em 1998). Lá é possível visitar o Museu de Isola Bella, o parque Arqueológico de Naxos, além do Teatro Grego de Taormina e a Área Arqueológica de Giardini Naxos, que são outros símbolos indispensáveis do patrimônio artístico turístico da região.
Laghetti Di Maranello
Também situada numa reserva natural com apenas 400 hectares, Laghetti Di Maranello é recheada de surpresas. Por conta da ação da maré é possível observar a alteração da tipologia local, sendo possível a formação de penínsulas de água doce, em pleno mediterrâneo.
O local conta também com o Santuário Madonna nera del Tindaro, que é um ponto de peregrinação popular e oferece vistas deslumbrantes. A região onde fica Laghetti Di Maranello é regida pela maré, então a série de lagos sempre mudam de forma. Criada na década de 1860 por conta de uma combinação de condições tectônicas, meteorológicas e também marinhas nesta faixa de costa, a região é também ladeada de uma lenda bem interessante, que conta que uma mulher estava adorando a Madonna no Santuário junto com seu filho que se perdeu na água. Então, a própria Madonna a ajudou, separando as águas para trazer de volta o menino. Assim, a água ficou separada pelas faixas de terra firme.