O território de Honduras está localizado na América Central, sendo margeado pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico. O país tem como plano de fundo uma paisagem natural privilegiada, contando com uma linda floresta tropical onde está um antigo local de cerimônias maias. Não à toa, Copán, uma importante e antiga cidade pré-colombiana, exibe hieróglifos entalhados em pedras entre outras riquezas antigas.
Por ser considerado um dos países mais pobres das Américas, o turismo em Honduras acaba por ser visto com um certo receio dos turistas em geral. Porém, o lugar é maravilhoso e, por ainda não ser tão explorado, oferece facilidade em termos financeiros e uma infinidade de atrações turísticas para seus visitantes.
O que não definitivamente não falta, são opções de belos destinos a serem visitados no país. Sem dúvidas, trata-se de paisagens dignas do mar do Caribe. Falando na região caribenha, inclusive, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as belezas naturais hondurenhas. Por isso, confira abaixo alguns dos melhores destinos para visitar:
Tegucigalpa
A capital do país fica em um vale montanhoso e é conhecida por ser rica em edificações antigas. Como toda capital, Tegucigalpa conta com muita agitação, museus, restaurantes, uma culinária variada e é, principalmente, um lugar de um povo muito amigável e receptivo.
A cidade tornou-se a capital de Honduras em 1880 e tem muito a oferecer para seus visitantes, como uma boa infraestrutura, permitindo excelentes passeios por seus arredores. Vale muito a pena se aventurar no Parque Nacional La Tigra e ter um contato direto com a exuberante natureza. Visitar o Museo para La Identidad Nacional, a Basílica de Suyapa entre outras, também devem fazer parte deste roteiro incrível.
Útila
Também conhecida como o paraíso dos mochileiros, esta simpática ilha fica a uma hora de barco da capital. Para quem quer muito sossego, paisagens paradisíacas e muita festa por um baixo custo, Útila se oferece como o destino perfeito.
Oferecendo ao turista suas belas praias, a ilha de Útila é um excelente lugar para fazer mergulhos incríveis, dispondo de bons lugares para hospedagem e boa comida. Fácil de se deslocar na ilha sem algum tipo de transporte, mas se preferir o serviço do mototáxi está sempre à disposição e há a opção da locação de quadriciclo ou carrinhos de golfe.
Em Útila, é possível visitar lugares lendários, como o local onde Robinson Crusoé naufragou e viveu parte de sua vida em meio a natureza. Claro que trata-se de uma história fictícia, mas a descrição do local é muito similar ao que se encontra na ilha.
Roatán
Apesar de pequena, a ilha de Roatán é o porto de grandes cruzeiros. A infraestrutura local é de cidade pequena, porém o lugar oferece paisagens belíssimas – incluindo a grande barreira de corais mesoamericana, considerada uma das maiores do mundo (que se inicia no México e termina na ilha).
Há muito que ser ver e usufruir no quesito natureza: lugares que parecem intocáveis e únicos. Suas regiões mais turísticas, são as praias de West Bay e West End, onde estão localizadas as principais agências, hotéis e restaurantes. Mas não se limite a este repertório, pois a ilha tem bons lugares para se aproveitar.