Nem só de esfinges e pirâmides, vive o turismo no Egito. Uma das civilizações mais importantes e contribuintes para a história da humanidade, o país é o berço de diversas atividades que até hoje influenciam a vida e rotina das pessoas.
Falando mais especificamente do Egito Antigo, a nação foi fundamental desde os primeiros anos de existência do homem, sendo responsável, junto com os gregos, por grande parte dos comércios que eram praticados no mundo naquela época. Com o passar dos anos, a região como um todo foi perdendo a sua força comercial, e tudo o que era valorizado pelos faraós e seus povos acabou ficando para a história.
Mas engana-se quem pensa que os egípcios não herdaram grandes construções e monumentos de seus melhores tempos. Pelo contrário, a nação reúne hoje um dos maiores acervos históricos, atraindo turistas e visitantes de todos os lugares do planeta para conhecer de perto grandes roteiros e locais que fizeram parte de episódios importantes da história.
Melhor época do ano
Tratando-se um país africano, naturalmente, o Egito tem um território com características mais áridas, desérticas. E por isso, as grandes temperaturas é uma condição dominante em todos os momentos do ano. Em termos de pacotes e roteiros turísticos, definir a melhor época para viajar para o Egito é uma questão que se responde com base no quanto você se sente confortável com o clima.
O maior “problema” aqui, é a sensação térmica, que nos meses de junho, julho e agosto, se potencializa e o desconforto com o calor acaba incomodando. Este é um fator que pode impactar diretamente na experiência de visitar as pirâmides, templos religiosos e muitos outros monumentos, já que estes ambientes são mantidos fechados para conservação de todos os seus artefatos. Por isso, a primavera e outono são as épocas mais recomendadas.
Situação política pode ser um problema?
Este ponto é uma importante questão que precisa ser bem esclarecida, pois muita gente acaba deixando o interesse em visitar as encantadoras belezas do Egito por falta de informações sobre o país e sua situação. Inclusive, muitas agências de viagens especializadas tiveram dificuldades com a instabilidade que pairou sobre o país nos últimos anos.
E a resposta é que é sim necessário ter uma certa preocupação e cautela em algumas regiões do país. Mas o ponto é: o mesmo receio que existe também com rebeldes e extremistas em países europeus, não afasta as pessoas de conhecer seus pontos de interesse. No Egito, não é diferente. O policiamento e segurança dos pacotes locais, tem sido reforçado e minuciosamente planejado para proporcionar o melhor das experiências em terras egípcias.
O que visitar?
Se você chegou até esta parte do artigo certamente está interessado em conhecer de perto a cultura egípcia e sua rica história. Por isso, vale a pena conhecer alguns dos pontos de turismos mais legais para visitar. Confira abaixo:
Pontos tradicionais
Como toda grande nação em termos turísticos, o Egito oferece uma série de destinos e passeios mais convencionais para mostrar aos seus visitantes. Entre os principais, chamam mais a atenção a lendária Esfinge de Gizé (com quase 5 mil anos de existência), o Templo de Karnak (conhecida como Ipet-sut nos tempos de glória), o Vale dos Reis (onde ficam as tumbas de importantes governantes), e o sagrado Monte Sinai (que tem grande simbologia para o judaísmo, cristianismo e islamismo).
O Egito que você talvez ainda não conheça
Em contraponto aos roteiros mais tradicionais, conheça alguns lugares exóticos que podem ser muito surpreendentes para os turistas do país:
Abu Simbel: localizado próximo a fronteiro com o Sudão, a megaconstrução é considerada um dos mais importantes monumentos erguidos pelo faraó Ramsés. Registros indicam que o templo de Abu Simbel foi inaugurado em 1264 a.c., mas depois de ficar completamente imersa pela areia, foi redescoberta em 1813 d.c. por arqueológicos.
Mergulho no Mar Vermelho: uma coisa é se divertir com os golfinhos em Miami ou nadar nos mais belos corais do Caribe. Outra coisa é ter a oportunidade única de fazer um mergulho no mar vermelho e interagir de perto com objetos e artefatos históricos que estão no fundo do mar. O passeio sai muito mais em conta do que pode parecer e a diversão é garantida na aventura.
Alexandria: aqui, na cidade, se encontram diversas atividades dignas de um dos melhores pacotes turísticos que se pode contratar. Muito organizada e limpa, se comparada às outras cidades do país, Alexandria é um lugar que reúne mais do que bibliotecas e esculturas antigas. Sua base militar é muito importante na história do país, e por isso uma visita aos fortes e ruínas de outras construções locais, deve ser uma experiência muito interessante.