Com história riquíssima e que remonta a mais de cinco mil anos, o Peru é um destino turístico que mistura resquícios da civilização mais antiga da América do Sul com a herança imposta pelos colonizadores espanhóis, que chegaram à região na primeira metade do século XVI. Como consequência desse encontro cultural, o país abriga uma ampla quantidade de monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos que se misturam à belas florestas, desertos e cordilheiras.
Além da famosa cidadela inca de Machu Picchu, Peru tem uma série de atrações imperdíveis, com destaque especial para Cusco — Patrimônio Histórico da Humanidade e repleta de ruas e becos que trazem os mesmos ares da época dos incas — e Lima, a capital e que possui uma encantadora arquitetura colonial. Este destino ainda reserva uma série de surpresas incríveis, como as ruínas de Chan Chan e a Dama de Cao, uma múmia feminina de mais de 1700 anos. Descubra mais atrações que não podem faltar no seu roteiro de viagem ao Peru:
Atrações imperdíveis na região de Lima e Cusco
Huaca Pucllana
Considerada uma das atrações mais incríveis de Lima, Huaca Pucllana é um sítio arqueológico que conta com pirâmide e diversos monumentos conservados. O grande diferencial deste antigo cento cerimonial é que, atualmente, o local fica em um dos bairros mais nobres da capital, em meio a edifícios residenciais.
Parque da Reserva
Repleto de fontes aquáticas com iluminação especial, o Parque da Reserva é considerado um dos locais mais surpreendentes e impressionantes de Lima. A dica é visitar o parque durante a noite, quando a iluminação das fontes pode ser visualizada com maior intensidade e em suas diversas cores.
Pachacámac
Localizadas a uma distância de 40 quilômetros do centro de Lima, as ruínas de Pachacámac são como uma grande cidade composta por pirâmides, templos e praças. Tudo é construído em adobe, um material considerado antecessor do tijolo e moldado totalmente artesanalmente.
Ollantaytambo
Situada a cerca de 90 quilômetros de Cusco, esta é a única cidade peruana da era inca que ainda é habitada. O povoado oferece boa estrutura para os turistas que, ao andar pelas ruas de pedras, têm a sensação de viajar no tempo. Além das ruínas de origem inca, é possível ver diversos moradores com trajes típicos, com cores vibrantes.
Parque Arqueológico de Saqsaywaman
Considerado um dos principais pontos turísticos de Cusco, este parque arqueológico tem mais de 10 mil anos e é composto por diversos blocos de pedra de proporções descomunais. As muralhas são formadas por pedras de dezenas de toneladas, cada uma perfeitamente encaixada nas demais.
Salinas de Maras
Compostas por mais de três mil salinas de mais de dois milênios de existência, este ponto turístico apresenta um visual incrível e serve como fonte de renda para muitas famílias — que, utilizando técnicas antigas e tradicionais, retiram o sal para venda.
Qoricancha
Também conhecido como o Templo do Sol, acredita-se que para os incas Qoricancha tinha uma importância equivalente ao atual Vaticano. O local era utilizado para cerimônias e estudos de astronomia e matemática.