A Jamaica conta com uma pequena extensão territorial com aproximadamente 11.000 km², sendo considerada a 3ª maior ilha do Caribe. Com um clima tropical e temperaturas que variam entre 23 e 30°C durante o ano todo, do ponto de vista turístico e climático, a Jamaica é um destino ideal para ser visitado durante os 365 dias do ano.
Um dos grandes diferenciais da baixa temporada é durante o inverno caribenho, o que faz com que a demanda de turistas americanos, canadenses entre outros cresça ainda mais. Isto porque, os visitantes fogem do frio intenso de sua terra natal para aproveitar as belas e tropicais paisagens jamaicanas.
Um ponto importante e de grande atenção sobre a Jamaica, é que o destino está na rota de furacões. Isto pode tornar os custos da viagem um pouco maiores, porém é fácil e prático de se planejar e fugir desse tipo de fenômeno natural. Além disso, as ofertas e pacotes para o país podem ser curtidos mais em conta, fora do ponto alto da temporada.
O que é certo dizer, é que se trata de um roteiro de viagem deslumbrante, proporcionando visitas a lugares maravilhosos, sem a necessidade de ter a companhia de um guia. A Jamaica oferece muito mais aos turistas, do que somente as áreas restritas aos seus resorts. Existem inúmeras possibilidades de passeios para todos os gostos.
O país tem lugares pouco conhecidos e que são verdadeiros santuários naturais, como praias protegidas por barreiras naturais de recifes, cachoeiras de águas cristalinas que desembocam no mar, penhascos de rochas, lagoas paradisíacas e muito mais. Por isso, confira abaixo alguns dos melhores destinos jamaicanos para visitar durante a baixa temporada:
Ocho Rios
Há duas horas de distância da capital Kingston, Ocho Rios possui arredores encantadores e peculiares com suas enseadas. O que mais chama a atenção na pequena cidade é sua tranquilidade e simplicidade. Vale destacar também que o destino é uma região com muitos rios e montanhas, o que inclui inúmeras cachoeiras e praias belíssimas.
Além disso, Ocho Rios é um dos principais pontos turísticos do país e desembarque e parada obrigatória de muitos cruzeiros. Mas tratando-se de uma época menos movimentada, como a baixa temporada, o lugar é bem calmo e solícito para seus visitantes.
Port Antonio
Uma pequena cidade que surgiu entre dois ancoradouros e que teve sua fama acrescida por ter sido porto seguro do escritor Errol Flynn, que se apaixonou pela região e a apresentou para muitas celebridades. Desta forma, Port Antonio se popularizou e se estabeleceu, com muitas mansões e uma linda marina.
O destino, geralmente, não entra na rota dos visitantes, o que é um grande erro, pois a região nordeste do país é onde estão as praias mais lindas. Entre elas, inclusive, a Lagoa Azul, que serviu de cenário para o legendário filme com o mesmo nome.
Montego Bay
Localizada na costa noroeste da Jamaica, e distante há 140 km da capital, Montego Bay é uma importante parada turística do país, com praias exuberantes, muitas construções históricas e uma vida noturna super agitada. Além disso, a cidade comporta o maior porto da região, que recebe os cruzeiros que chegam do mundo todo.
Há muito o que fazer neste incrível lugar. As atividades vão desde banho de sol nas praias, visitas aos sítios centenários, passeios por florestas tropicais, restaurantes para comer bem e diversas lojas para fazer compras.
Aliado a tudo isso, o lugar sedia eventos de grande importância nacional, que traz conhecimento sobre a cultura do país, como o ‘Jamaica Jazz & Blues Festival’, ‘Bob Marley Birthday Bash’ e ‘Reggae Sumfest’. O mais importante a saber, é que o verão nunca acaba em Montego Bay. Os dias ensolarados perduram o ano todo neste destino paradisíaco.