Eleito pelo guia de viagens Lonely Planet como o melhor destino turístico para ser visitado no ano de 2018, o Chile reúne atrações muito variadas: ao mesmo tempo em que possui um extenso litoral com belíssimas praias banhadas pelo Oceano Pacífico, o país abriga uma grande porção da Cordilheira dos Andes. Por conta dessa geografia de extremos, o Chile oferece a seus visitantes uma inacreditável e empolgante experiência cenográfica.
Para a maioria dos turistas, uma das principais atrações do Chile é a neve e, não à toa, o inverno é a estação do ano em que o país recebe mais turistas — todos em busca de algumas das estações de esqui mais badaladas da América do Sul, entre as quais está o famoso Valle Nevado. Conheça, a seguir, as melhores cidades para curtir a neve no Chile:
4 melhores cidades para curtir a neve no Chile
Chillán
Bonita e charmosa, Chillán fica localizada a 400 quilômetros ao sul da Capital, Santiago. Por não ser tão popular e badalada, a cidade é perfeita para turistas que desejam aproveitar a neve com tranquilidade. A estação de esqui de Chillán tem estrutura um pouco mais modesta, mas oferece um cenário belíssimo para os aventureiros de plantão: com pistas entre bosques e território vulcânico.
Pucón
Conhecida especialmente por oferecer turismo de aventura, Pucón é uma típica cidade de montanha que alia o clima frio ao charme de um cenário de filme: além da procurada neve, o turista que visita o local tem a possibilidade de admirar imponentes vulcões e enormes lagos andinos. Durante o inverno, a estação de esqui e snowboard fazem muito sucesso, mas também é possível praticar trekking e esportes náuticos em Pucón.
Los Andes
Localizada na região de Valparaíso, Los Andes é uma cidade colonial pequena, mas excelente para quem deseja curtir a neve do Chile. A estação de esqui de Portillo é uma das mais famosas do país, com mais de 30 pistas e 14 meios de elevação — quase todos destinados a esquiadores intermediários ou avançados.
Santiago
Santiago é a capital do Chile e, embora não seja tão comum ver neve em sua área metropolitana, é repleta de atrações com neve em suas regiões periféricas. Um de seus pontos turísticos mais procurados é o famoso Valle Nevado, um centro de esqui situado na Cordilheira dos Andes que é excelente para praticar esportes de inverno. O resort tem aproximadamente 800 hectares de área para esqui, totalizando 102 trilhas.
Ainda na área da Santiago, existem outras três estações que merecem destaque por oferecerem uma excelente experiência ao turista que deseja curtir uma aventura na neve: Farellones, El Colorado e La Parva. Todas estão a apenas 50 quilômetros de distância da capital. Para quem está viajando com crianças, a estação de Farellones é a mais indicada, pois possui um parque com diversas atrações adicionais.
Viagem ao Chile: atrações além da neve
Por mais que a neve seja uma das principais atrações do Chile durante o inverno, existem muitas outras atrações imperdíveis para quem visita o país. As vinícolas da região, por exemplo, valem a pena a visita, assim como as casas do famoso poeta Pablo Neruda e as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña Del Mar.
Confira os melhores pacotes de viagem para aproveitar a neve no Chile!