Poucos lugares na América do Sul reservam ao turista uma quantidade de paisagens contrastantes como o Chile. Tratando-se de um território estreito e comprido, o país apresenta climas diferenciados de norte a sul. São variações para todos os gostos, desde a fria Patagônia até o calor do Atacama.
O Chile tem paisagens inusitadas, que estão dispostas de diferentes maneiras ao longo de todo território nacional. Dentro de sua extensão, há muita cultura, variedades gastronômicas, praias, montanhas, desertos e também um misticismo que o povo nativo carrega com muito orgulho.
Quando o assunto é Réveillon tudo fica ainda melhor, pois existem muitas festas para todos os estilos. Diferentemente do que se pode pensar, as melhores festividades não se concentram na capital Santiago, pois há diversos outros lugares no país que oferecem eventos incríveis. O ideal é fazer uma pesquisa e escolher a melhor que se encaixa no seu perfil. Veja abaixo algumas dicas dos melhores destinos chilenos para passar a virada de ano:
Santiago
Aqui a festa é bem tranquila. Em especial, as festas que são realizadas na rua, como a grande queima de fogos já tão tradicional em diversos países ao redor do mundo. Se a ideia é partilhar com uma galera bem à vontade, o lugar ideal é a Torre Entel, localizada no centro da cidade, que está sempre cheia de turistas e moradores locais, principalmente famílias e grupos de amigos.
Além da torre, algo bastante particular nas festas de rua no Chile é que somente no réveillon e nas comemorações de dia dos pais é que são permitidos o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas. Esta lei vale para todo o país, que não permite o consumo de bebidas em locais públicos. No entanto, a agitação local e toda animação dos chilenos é contagiante.
Valparaíso
Se prefere curtir uma festa a beira-mar, Valparaíso é o lugar ideal. Não deixa nada a desejar se comparado às nossas festas brasileiras. A cidade toda é invadida por turistas do país e de outros lugares, e a queima de fogos é o ponto alto da noite – que pode ser observado de praticamente todos os lugares da cidade.
Em Valparaíso, a festa começa com os fogos e depois se estende, literalmente, até o dia clarear. É só escolher o melhor local e se divertir.
Patagônia
Se procura por uma experiência inusitada e um clima aconchegante, este é o local perfeito para ser curtido a dois com muito romance e também uma festa em família, admirando as belezas naturais. Quem opta pela Patagônia, é certo que tem interesse em uma comemoração mais intimista, e claro com um friozinho chileno característico e bastante agradável. A cidade ainda oferece uma gastronomia maravilhosa, muitos restaurantes, muita música e um clima ideal para apreciar um bom vinho chileno.
Atacama
A beleza bruta do local é o grande legado da conhecida região de Atacama. Aliado ao misticismo que envolve o local e todo o povo nativo, a festa é linda e cheia de significados, garantindo boas aventuras. O lugar é perfeito.
A região oferece lugares fascinantes, como montanhas, lagos, piscinas térmicas, vulcões entre tantas outras opções de passeio. A natureza é simplesmente exuberante. O céu a noite é um atrativo a parte: a quantidade de estrelas a se ver é mágica, um dos melhores lugares do mundo para se apreciar os céus a olho nu.
Existe uma festa popular chamada Queima dos Momos, que são bonecos em tamanho natural que simbolizam tudo de ruim que aconteceu. Eles são queimados e levam consigo todo o mal, para que o ano comece livre do azar e maldade.