Especialmente agora, no auge do verão brasileiro, Fernando de Noronha costumeiramente se destaca como um dos destinos mais procurados por artistas e celebridades (nacionais e internacionais) para a passagem de ano e curtição de mais alguns dias até o fim do carnaval.
Não à toa, o pequeno arquipélago de 26 quilômetros quadrados, localizado na região nordeste do estado de Pernambuco, está entre os destinos nacionais mais conceituados por guias e revistas especializadas, oferecendo a seus visitantes, um repertório composto pelas mais belas praias, hotéis, restaurantes e muito mais.
Mesmo com tudo isso, é de se entender quem almeje por algum outro destino menos badalado para fugir dos holofotes que as praias de Fernando de Noronha recebem durante a alta temporada.
Para “resolver o problema”, vale a pena considerar uma visita a este incrível patrimônio natural da humanidade (declarado pela UNESCO em 2011) em épocas menos agitadas, quando a grande maioria dos turistas já retornaram das férias. Por isso, confira abaixo algumas dicas valiosas para conhecer Fernando de Noronha na baixa temporada:
Qual a melhor época para ir a Fernando de Noronha?
A melhor forma de responder uma pergunta como esta, é fazendo um segundo questionamento: o que você encontra no arquipélago em baixa temporada, que você não encontra durante o auge do verão?
Para começar, os meses considerados mais “fracos” são aqueles em que se pode desfrutar melhor dos serviços locais. Principalmente se tratando de um momento de relaxar, poucas coisas são mais prazerosas do que visitar um paraíso como este e não precisar se preocupar com estabelecimentos lotados ou até mesmo com o limite de visitantes permitidos na ilha por dia, existem ótimas opções de pacotes para Fernando de Noronha para essas épocas.
Vale também considerar meses em que as condições climáticas não sejam um problema (seja por conta do sol, da chuva ou até mesmo do frio). Priorizando períodos de baixa temporada (ou seja, meses que não fazem parte do verão), agosto e setembro são as melhores opções para quem também não quer ter dor de cabeça com pancadas de chuva ou vários dias com o céu cinzento.
Praias de Fernando de Noronha
Também em agosto e setembro, é possível aproveitar o melhor do serviço beira-mar das praias de Fernando de Noronha, tornando o passeio ainda mais confortável e revigorante. Dentre as melhores sugestões de praia, Cacimba do Padre está entre as melhores.
Com 900 metros de extensão, a praia está na lista das maiores da ilha, além de ser também conhecida por abrigar o um dos principais cartões postais do local – o Morro Dois Irmãos. A beleza da paisagem e o contraste encantador entre o azul do céu e o verde da água, fazem desse lugar um dos mais especiais por aqui.
No mar de fora, está a Praia do Sueste, que também é conhecida como Baía do Sueste. Uma das principais características do Sueste é o fato de que seu ecossistema tem grande importância na vida das tartarugas marinhas, com papel fundamental na alimentação dos animais.
Para terminar o dia, nada melhor do que curtir o pôr do sol na praia da Conceição e aproveitar o ambiente para degustar de alguns petiscos na beira da praia. Na mesma praia, o Morro do Pico, outro ponto de interesse muito conhecido na ilha, é uma bela atração. Mesmo fora de época, vale a pena tirar algumas horas para mergulho e praticar surfe.