Dizer sim à sua alma gêmea para dar início a uma vida a dois, é uma experiência única e incrivelmente especial. Agora, ter o privilégio de fazer esta cerimônia em um verdadeiro paraíso como são as ilhas do Tahiti é um sonho para poucos casais, e que com a Travel Class você terá a oportunidade de realizar!
Para quem nunca pesquisou a respeito – mas que sempre “namorou a ideia” –, fazer a cerimônia de casamento no Tahiti ou em qualquer outro grande destino da polinésia francesa é uma atividade que requer o cumprimento de alguns pré-requisitos para tornar o ato legítimo perante as leis.
Cerimônia
Se antes, ter essa experiência era um processo conhecidamente muito mais complexo e burocrático, agora a Polinésia Francesa criou novas que tornam o ato do casamento muito mais simples de ser feito por estrangeiros e legalizado pelas autoridades locais. Para isto, basta que o casal respeite algumas regras simples presentes no código civil francês:
- Ambos os cônjuges devem ter pelo menos 18 anos de idade, não podem ser atualmente casados e nem pertencerem diretamente à mesma família;
- Os cônjuges devem estar fisicamente presentes para o casamento e devem trocar os votos na frente de uma testemunha com 18 anos ou mais.
Além destes pontos, é importante considerar detalhes que certamente farão diferença e podem contribuir para agilidade de todo o processo, como: fluência em francês (idioma local) ou contratação de um intérprete (para tradução de formalidades e perguntas), não ser francês ou residir em um território francês, respeitar os domingos e feriados nacionais (não é permitido que cerimoniais sejam realizados nesses dias).
Ao respeitar todas as normas, o governo concede a permissão para que o futuro marido e mulher escolham a comunidade em que desejam se casar, podendo enviar até duas opções de datas.
Para não sofrer com nenhuma inconsistência de dados, é também necessário que os noivos tenham em mãos todos os documentos necessários. São eles:
- Um formulário de identificação e as certidões de nascimento datados de não mais que seis meses da data do casamento, acompanhados por uma apostilha (ou documento legal internacionalmente aceito) com tradução juramentada para o francês para ambos os documentos. Caso as certidões de nascimento não especificarem, um certificado de estado de não-casado deve ser fornecido, atestando que os cônjuges ainda não estão casados. Se necessário, certidões de óbito ou divórcio traduzidas para o francês devem ser apresentadas, bem como comprovante de residência e um certificado de um pronunciamento legal com a não-oposição (preocupações em que apenas países onde publicação de pronunciamentos são exigidos por lei).
- Os futuros esposos ou o organizador de casamento também terão de escrever uma carta ao prefeito da comunidade em que desejam se casar, preenchendo e enviando o documento “Casamentos de Estrangeiros na Polinésia Francesa”.
Tudo deve ser enviado para o escritório do prefeito da comunidade escolhida com ao menos 45 dias de antecedência da data do casório, para confirmação da data e hora da cerimônia por parte do gabinete da autoridade.
Na sequência, o escritório entra em contato para passar todas as orientações sobre como os procedimentos serão realizados até a oficialização do casamento. Depois disso, basta se preparar para viver o melhor e mais especial momento junto do seu grande amor.