Muitos destinos se destacam como interessantes para um turista que planeja combinar uma viagem para conhecer a China e o Japão. Ainda que próximos geograficamente e o Japão tenha recebido grande influência da China ao longo de sua história, tratam-se de países muito diferentes. Algumas dessas diferenças, inclusive, bem pontuais que os tornam muito distintos entre si.
Só para conhecimento, vale citar algumas destas diferenças e curiosidades sobre estas grandes nações orientais:
- A China é um estado ditatorial e totalitário, enquanto os japoneses são democráticos e capitalistas (onde os direitos humanos e da liberdade individual das pessoas são mais respeitados).
- Outra diferença que é bastante interessante sobre os países é o idioma: enquanto o Japão usa o ideograma tradicional, sendo silábico e composto por mais de 100 sílabas, na China o idioma é composto apenas de ideogramas tonais, o que faz com que a mudança de um simples tom mude a palavra por completo.
São diferenças como estas que fazem o cenário ser alterado à medida que se conhece. Portanto, para uma boa visita escolha com cuidado quais os lugares que irá conhecer, uma vez que são países distintos e com muita coisa para se ver.
O ideal é fazer uma pesquisa e pautar os pontos de interesse, diversidade e atrativos que podem compor a sua viagem. Por isso, confira abaixo, alguns dos principais destinos da China e Japão:
China
Pequim
Bom lugar para iniciar a viagem é a capital do país e a porta de entrada para a maioria dos turistas. Trata-se de uma grande metrópole que une o passado e o futuro com harmonia. Para quem gosta de história é um passeio imperdível visitar parte da grande muralha, a cidade proibida, o templo do céu entre outras atrações. Além disso, há também obras arquitetônicas e com ar futurista para aqueles que gostam de observar e olhar para o futuro. A cidade é considerada o centro político, cultural e intelectual da China.
Jiuzhaigou
Este é o destino para os amantes da natureza, pois mesmo com todo o problema de poluição a China reserva este maravilhoso recanto natural. A região abriga um dos vales mais bonitos do mundo, com pico nevado, lagos e muitas cachoeiras. Nos parques, a paisagem varia totalmente de acordo com as estações, o que torna possível ajustar bem a agenda para aproveitar o passeio.
Os lagos de Jiuzhaigou oferecem uma paisagem a parte: a sensação de terem sido esculpidos detalhadamente, com suas nuances de cores e a natureza exuberante ao redor.
Hong Kong
Considerada a cidade mais moderna da Ásia aliando sua cultura milenar a influência europeia, Hong Kong possui um dos principais centros financeiros do mundo e também possui uma das maiores densidades populacionais do planeta. Ela é gigante em muitas coisas, o que a fez desenvolver um dos melhores sistemas mundiais de transporte público. A cidade teve a capacidade de absorver as diferenças e juntá-las em benefício para a população.
Um fato importante sobre Hong Kong, tem a ver com sua independência e situação política: isto porque a região luta para ser considerado uma república independente da China, o que por vezes acaba gerando conflitos e diferença com outras cidades. A diversidade e o modo de vida de quem mora em Hong Kong, é bastante diferente da grande maioria do resto do país.
Japão
Para não perder tempo, o melhor é ter seu roteiro de viagem bem definido com antecedência para aproveitar o máximo deste país, que guarda em sua cultura muito aprendizado com todo desenvolvimento e tecnologia ultramoderna. Mesmo com todos os avanços, o povo japonês se mantém uma civilização profundamente tradicional, no qual todos aprendem a valorizar os ensinamentos milenares deixados por seus antepassados.
Kyoto
É como mergulhar no passado. Um livro de histórias antigas a céu aberto, com suas ruas estreitas e cheias de templos milenares, casas de chá centenárias, pessoas vestidas em seus quimonos e estudantes caminhando com seus uniformes impecáveis. É como um dia de volta ao passado, o lugar transmite paz, equilíbrio e satisfação, é possível aliar coisas tão importantes em um só tempo.
Fundada no século VIII, Kyoto foi poupada dos assombrosos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e por isso se tornou um tesouro nacional com seus templos antigos e monumentos de samurais. É definitivamente um lugar com muito para se ver.
Tóquio
A grande capital do país oferece ao turista muitas atrações. A marca registrada de Tóquio é a organização como um todo da cidade. Com uma população de 13 milhões de pessoas, a eficiência e a pontualidade do transporte público é incrível, vale citar, inclusive, a limpeza dos lugares público – que é impressionante.
A cidade abriga cenários extremos, com o futuro e as tradições se esbarrando todo o tempo. Existe desde um lugar bem movimentado e populoso, a também um parque onde é possível ter um momento de paz e tranquilidade.