Já assistiu ao filme “O Rei Leão”, animação da Disney e sentiu aquele arrepio logo no começo, com a música “O ciclo da Vida”? A música, sons da natureza e paisagens deslumbrantes geram um sentimento de contemplação. Mas você sabe que muitas destas paisagens foram inspiradas no Quênia? Já pensou em viver essa experiência com em uma viagem com Safári ao Quênia?
O Filme
Você sabia que a equipe de animadores e produtores visiaram o país e passaram meses observando animais selvagens para garantir o realismo dos movimentos e comportamentos dos animais, e ainda, se inspirar nas paisagens, cultura e na vida selvagem.
O filme foi lançado em 1994, e desde então, ainda contribui para a popularização do turismo no Quênia.O filme revelou para muitos as belezas do país, entre as muitas referências utilizadas, as savanas do Quênia, a Reserva Nacional Maasai Mara, serviram de base para a criação da animação. Assim como a icônica Pedra do Rei, foi inspirada em Kopjes, uma formação que pode ser vista de diversos parques nacionais do país. E a cultura Maasai está representada também na maneira como a organização social do Reino, o “O ciclo da vida” e a importância da comunidade e a reverencia à natureza são valores da cultura Maasai.
O Quênia, um país vibrante e diverso no coração da África Oriental banhado pelo Oceano Índico. Mas o que torna o Quênia tão especial?
Grande Migração
A Grande migração começa na Tanzânia, no Parque Nacional do Serengeti e segue para a Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia. E assim como no filme “O Rei Leão” , aproximadamente 1,5 milhão de gnus, 250 mil zebras e centenas de milhares de gazelas estão em busca de um ambiente com água potável e pastagens mais verdes, percorrem mais de 3.000 km. A migração acontece anualmente, sendo um processo vital para o ecossistema do Serengeti e do Maasai Mara, pois ajuda a manter a vitalidade das pastagens e a controlar a população de animais selvagens.
Aonde ir
O melhor local para observar a Grande Migração é no Quênia, enquanto os animais cruzam o Rio Mara, no período entre julho e outubro. Portanto a Reserva Nacional Maasai Mara é o melhor lugar para observá-la.
Veja aqui uma sugestão de pacotes de viagem para o Quênia:
Como chegar
Para chegar são necessários 5 ou 6h de viagem com carro ou 7h a 8h com viagens de off road. Para otimizar seu tempo, a melhor maneira de chegar é de avião, em voos de pequeno porte, chega em 45min, e ainda é possível apreciar a vista aérea da Savana.
Por ser uma Reserva Natural, o acesso é restrito, não é possível realizar um Safari por conta própria. Então, se quiser participar de Uma viagem com Safári ao Quênia é necessário se hospedar em um dos hotéis, ou em lodges (um tipo de acomodação projetada para gerar o mínimo de impacto ao meio ambiente), estes lodges dispõem de guias especializados neste tipo de atividades. No período da Grande migração, é aconselhável reservar sua viagem com antecedência, pois os lodges e hotéis na região lotam rapidamente durante este período.
Quais são os melhores parques nacionais para fazer safári no Quênia?
O Quênia é um dos melhores destinos do mundo para fazer um safári. comuma grande variedade de animais selvagens em seu habitat natural, aprender mais sobre as características e hábitos de cada um, incluindo os “Big Five”: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte, uma experiência única para toda a família.
Aqui estão alguns dos melhores parques nacionais e reservas no Quênia para safári:
- Masai Mara: O Parque Nacional Masai Mara é famoso por sua vida selvagem abundante, com magníficos gnus, zebras e antílopes perambulando todos os anos. De julho a outubro, os animais atravessam a Maracha contra crocodilos famintos e fortes correntes12.
- Parque Nacional Amboseli: oferece vistas deslumbrantes do Kilimanjaro e é famoso por seus elefantes. Uma experiência obrigatória para os amantes da vida selvagem.
-Parque Nacional Tsavo: Este é o maior parque do país e famoso pelos seus elefantes vermelhos. Conheça as suas vastas paisagens e observe a diversidade de animai. - Lago Nakuru: Famoso por seus leões que escalam árvores, este parque é um ótimo lugar para ver pássaros como os flamingos cor de rosa que vivem no lago. Além destes, o Quénia tem muitos outros parques e reservas naturais incríveis, cada um com características e belezas próprias. Lembre-se de entrar em contato com uma agência especial e respeitar as regras do parque para uma experiência segura e enriquecedora.
Trekking
Se gosta de trilhas e de caminhar, o Quênia é o lar de algumas das montanhas mais altas da África, como Monte Quênia, o Monte Longonot e o Monte Elgon. Você pode fazer caminhadas desafiadoras até o topo dessas montanhas ou caminhadas mais leves pelas florestas e colinas do país.
Passeios de balão
Se não tem medo de altura, está é uma das formas de ver a vida selvagem e as paisagens do Quênia, uma experiencia única.
Confira aqui um dos pacotes que inclui a Grande Migração e com passeio de balão como atividade opcional
Visita a aldeias Maasai
Além do contato com a cultura local nos lodges, na viagem com Safári ao Quênia é possível aprofundar a sua experiencia com visitas a comunidades locais, O povo Maasai, é um povo nômade da região, com uma cultura e tradições únicas. É possível vivenciar a cultura local com visitas a uma aldeia Maasai e aprender sobre seu modo de vida.
Litoral e Praias
O Quênia tem um belo litoral com praias de areia branca e águas cristalinas. Você pode relaxar na praia ou aproveitar as atividades aquáticas disponíveis, como mergulho, snorkel, windsurf, canoagem, pesca marítima entre outras atividades.
Se você busca uma aventura inesquecível, cheia de belezas naturais, com muita cultura e vida selvagem, o Quênia é o destino perfeito para você. Quer saber mais?
Para aproveitar o melhor do Quênia e toda a sua beleza natural e cultural, entre em contato agora mesmo com a equipe da Travel Class, e consulte os melhores pacotes de viagem para você!