Que a Europa conta com destinos únicos a serem visitados, todo mundo já sabe: sua riqueza em história, arte e em muitas outras categorias, dão um tom ainda mais especial as viagens realizadas. Pensando mais especificamente no roteiro entre a Suíça e a Áustria, sem dúvidas, existem ótimas opções de turismo, oferecendo um acervo bastante privilegiado e diversificado para seus visitantes.
Um dos fatores mais interessantes e atraentes sob o percurso, é saber que muitos dos trajetos percorridos podem ser feitos de trem, com a possibilidade de se apreciar a natureza e desfrutar do conforto que este transporte tão tradicional e tradicional pode proporcionar. Por isso, para conhecer um pouco mais sobre algumas das melhores cidades da Suíça e Áustria para visitar, confira abaixo:
Suíça
Apesar de não se tratar de um país de grande extensão territorial, a Suíça reserva aos seus visitantes passeios únicos, quer seja na área da história, cultura, arte e lazer. Não se pode esquecer, principalmente, da gastronomia local, que apresenta muitas opções além dos tradicionais chocolates, e também da rede de trens que é excelente e proporciona deslocamentos muito práticos e apreciados.
Berna
Começando pela capital, Berna é uma cidade encantadora, com suas fontes e também com seus museus. O símbolo da cidade são os ursos, contando até com um parque dedicado somente a eles. Outra lembrança bastante característica de Berna é o tradicional Relógio Zytglogge, um monumento com 800 anos de história que já serviu como prisão e também base para observação e proteção contra invasores. É possível entrar participar de um tour para registrar estes momentos.
Zermatt
Trata-se de uma parada obrigatória no roteiro, pois é a melhor opção para conhecer os famosos Alpes Suíços e poder ver ao vivo paisagens tão vislumbradas mundo afora. Além de ter como ponto alto as montanhas, Zermatt guarda em seu vilarejo inúmeras trilhas que estão próximas a riachos. É um lugar muito indicado para explorar e visitar lojinhas para comprar lembranças. Um fato interessante, é de que carros não circulam no vilarejo. Para o transporte regional, há um trem panorâmico que proporciona lindas viagens com paisagens indescritíveis da natureza local.
Zurique
Zurique é o município mais populoso e conhecido do país e por isso não poderia ficar fora da rota. Sempre confundida como a capital da Suíça, Zurique é uma das cidades mais importantes do país em todos os sentidos. Além de ser sede da maioria dos grandes bancos suíços, a cidade ainda conta com lojas das grifes mais famosas do mundo – além de seus famosos relógios e famosos canivetes.
Não bastasse isso, a cidade ainda se destaca pelas lojas de chocolate e também por seus inúmeros museus – incluindo um, muito apreciado por brasileiros: o Museu da FIFA, com a história de todas as Copas do Mundo. A cidade ainda possui cerca de 1200 fontes com água potável espalhadas pela cidade.
Áustria
O país é famoso por suas cidades sofisticadas, pela alta qualidade de vida e também por sua incrível segurança. Áustria é definitivamente um lugar ideal para qualquer ser humano viver. Localizada no centro da Europa, o país é extremamente organizado e possui destinos turísticos únicos e incríveis.
Viena
Considerada a capital mundial da música, a cidade encanta com seus museus, cafés, casas de ópera e seus suntuosos palácios. Por ter sido o centro do império mais poderoso do continente, o Império Austro-húngaro, a cidade guarda muitas tradições que encantam o turista.
Viena respira cultura com seus prédios históricos e únicos. Por onde se olha, existe um lugar para ser contemplado. A cidade é bastante agitada e movimentada e ainda reúne um excelente leque de opções gastronômicas com deliciosos doces e muito mais. Tudo em Viena reflete a organização de seu povo, e mesmo tendo suas construções seculares tudo está muito bem conservado e disponível para ser visitado por aqui.
Salzburgo
Outro destino com um famoso morador, a terra de Mozart é marcada por um cenário musical bastante presente. Salzburgo também foi destino do musical “A Noviça Rebelde“, por estar aos pés dos Alpes Orientais – estes, formam uma bela moldura para os cenários da cidade.
Suas construções medievais, catedrais e palácios barrocos, reservam uma experiência muito interessante ao turista, que acaba conhecendo um acervo muito particular sobre parte da história da humanidade, com riquezas de detalhes que enriquecem a visita de cada um. A cidade é naturalmente elegante e atraente, oferecendo inúmeras atrações a quem deseja visitá-la.
Graz
A segunda maior cidade do país, Graz conta com um centro histórico que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disso, a cidade também é muito conhecida por ser sede de renomadas instituições de ensino superior, além de ser considerada um dos centros históricos mais bem conservados da Europa.
A cidade de Graz também possui museus, cafés e reserva ao turista muitos passeios a pé para apreciar o local e suas belezas naturais.