Uma época que deu sentido a diversos pensamentos e também fantasia a muitos com suas histórias, legados e maneira de viver, a Idade Média até hoje é um dos períodos mais louvados na história da humanidade.
Há muito do que se explorar e descobrir sobre o período medieval. Mais do que muitos outros países europeus (alguns deles já citados aqui, como Portugal e Espanha), a Inglaterra, onde existem inúmeras cidades e vilarejos que mantêm suas construções autênticas, é um lugar que preserva de maneira extraordinária esta época. Para conhecer um pouco mais sobre sua história, confira abaixo algumas das principais cidades medievais inglesas:
York
York é considerado umas das principais cidades da Inglaterra, guarda em suas ruas uma parte da história do país. Na Idade Média, a cidade foi um grande polo comercial do país, sendo a capital dos povos nórdicos em solo britânico. Os romanos foram quem construíram os muros que cercam a cidade em 71 d.C., e em 866 os Vikings a invadiram e a povoaram, tornando York um polo comercial da época.
A atração Jorvik Viking Centre, proporciona ao visitante um cenário caracterizado com sons e cheiros da época. Passear por suas ruelas também remete a viajar no tempo, pois York possui construções datadas do século XIV. É possível acessá-la de trem em somente duas horas, a partir de Londres.
Bath
Situada em Somerset, a cidade de Bath foi construída sobre uma nascente de água termal. Os grandes Banhos Romanos que foram construídos no ano 70 d.C., estão incrivelmente preservados até o dia de hoje, sendo possível caminhar por suas pedras milenares e até banhar-se no Moderno Thermae Bath Spa.
A cidade ainda conta com inúmeros museus e uma arquitetura belíssima, possuindo também uma rota de 12,5 milhas para serem percorridas de bike. É o maior túnel de ciclismo do Reino Unido. A cidade de Bath ostenta o título de patrimônio Mundial da Humanidade. Com apenas 1h30 de trem, com saída de Londres, é possível visitar este incrível destino com muita história e arte contemporânea.
Winchester
A cidade de Winchester, que chegou a ser colonizada pelos romanos, foi um importante polo comercial de lã durante a Idade Média. Winchester foi também, por um período, a capital da Inglaterra antes de Londres. Ela abriga desde a Távola Redonda ao túmulo da maior escritora inglesa da história (Jane Austen). Além disso, a cidade também reúne uma das mais importantes e extensas catedrais de toda a Europa.
Uma das grandes opções é “O Grande Salão”, um salão de alas medievais sobreviventes do século XIII, com suas memórias cravadas em cada pedaço de parede. O Museu West Gate também guarda suas memórias, pois serviu como prisão por um longo período e suas paredes guardam as marcas de grafite feitas pelos presos.
Clovelly
Construído numa coluna verdejante, o vilarejo de Clovelly mais se parece um cenário de filme com casinhas coloridas e ruas estreitas com um ar de romantismo único. Contando com aproximadamente 400 habitantes, suas primeiras casas remontam o ano de 1242. Um detalhe bem peculiar de Clovelly é que não há carros pelo vilarejo, todo o percurso é feito e somente permitido a pé.