Caribe é conhecido por suas belezas naturais, clima quente e paisagens paradisíacas. Por se tratar de uma região mundialmente conhecida, trata-se de um lugar que conta com uma grande procura, e por isso há uma certa concorrência para os destinos mais tradicionais – o que também ajuda a elevar os preços dos pacotes.
Mesmo assim, a região surpreende por apresentar uma incrível diversidade de destinos em diferentes países. Neste artigo a seguir, é hora de conhecer um pouco mais do Caribe Colombiano, mais especificamente San Andrés e Cartagena, que são destinos que ficam de fora do circuito badalado do turismo caribenho, mas apresentam experiências igualmente especiais e atrações imperdíveis para a viagem.
San Andrés
A ilha faz parte de um arquipélago, que incluem as Ilhas de Providência e Santa Catalina, e se tornou a “queridinha” de muitos brasileiros. Por ser uma descoberta relativamente nova, os custos de uma viagem para San Andrés são mais acessíveis, em relação ao circuito tradicional do Caribe, e tem sido muito procurado por sul-americanos, como destino de férias.
A ilha carrega uma grande mistura cultural muito marcante, visto que teve influência em sua colonização por ingleses, espanhóis, africanos, escoceses, holandeses entre outros povos. Esta mistura é bastante perceptível aos turistas de San Andrés, levando em conta seu dialeto, que tem influência de vários idiomas. Ainda assim, o inglês e o espanhol são bastante usados por aqui (facilitando bastante a comunicação com visitantes).
O lugar é magnifico e oferece praias lindíssimas, com areias brancas e um mar delicioso. Soma-se a este incrível visual, dias incríveis com muito sol e uma gastronomia bem rica e saborosa. A ilha tem 30 km de extensão, com muitos pontos a serem visitados, portanto o ideal é acordar cedo fazer um tour por ela e descobrir seus melhores pontos de atração. Entre os principais lugares para visitar em San Andrés, estão:
San Luís: uma praia maravilhosa, que também é o caminho para uma ilhota (Rocky Cay) que pode ser acessada a nado ou através de algum transporte marítimo.
Hoyo Soprador: um “buraco” em meio as rochas montanhosas, que conforme a maré sobe, forma-se um gêiser.
Far West: um lugar maravilhoso para fazer mergulho e curtir muita diversão tropical.
La Piscinita: trata-se de uma bela atração, mas bastante concorrida. É necessário ter paciência para visita-la, pois a experiência compensa a espera.
West View: um pequeno parque aquático, com bares e locais para diversão.
Cartagena
Uma cidade portuária que pertence a região do Caribe Colombiano, e tem como principal ponto turístico a Cidade Antiga. Datada do século XVI, a atração é inteira murada, guardando muita história em suas ruas de paralelepípedos e prédios coloniais. Aliado a isso, possui praias de muita areia branca, um mar lindo e também belíssimos recifes de corais.
Por ter sido a principal colônia espanhola nas Américas, foi durante muito tempo a porta de entrada de todos que desejavam explorar e descobrir as Américas e suas riquezas. Afim de defender suas riquezas, foi construído uma enorme fortaleza de pedra que permanece até hoje. Entre as principais atrações locais de Cartagena, estão:
Trip cultural: faça um passeio a pé, para conhecer a cidade e suas ruas históricas. Existem diversos guias que contarão a rica história de Cartagena.
Vida noturna: a noite tipicamente caribenha traz um clima delicioso, com muita festa e uma atmosfera bem legal. Por aqui, destaca-se também a companhia de uma rica gastronomia.
Praias exuberantes: tratando-se de Caribe, impossível não citar as praias locais, que são uma beleza a parte com todo esplendor da natureza.
Ilha do Rosário: o passeio pela ilha é imperdível, pois o lugar conta com o Parque Nacional Natural, que foi criado para proteger um dos mais importantes recifes de corais do Caribe.
Informações Adicionais
Para os brasileiros, não é necessário passaporte e visto para visita, apenas o documento de RG, certificado internacional de vacina, cartão de turismo adquirido com as próprias companhias aéreas (será solicitado na entrada e saída do país).