Que a Itália é um país muito querido pelos brasileiros, isto não é lá uma grande novidade. Inclusive, devido principalmente a imigração volumosa do século XX, é bem fácil encontrar traços italianos enraizados na cultura brasileira.
Palco de um período muito importante da história da humanidade, muitas de suas cidades guardam em suas ruas, monumentos que derivam de dezenas de séculos atrás. Seus quase três mil anos de existência fazem parte de um período que define a linha do tempo do mundo ocidental – Império Romano – e guarda cerca de 100 mil monumentos históricos.
Especialmente na região norte da Itália, existem lugares únicos, cheios de beleza naturais e, é claro, história. Definitivamente, trata-se de uma região que retém a essência italiana. E por isso, confira abaixo alguns dos melhores destinos do norte do território italiano para conhecer:
Turim
Por muito tempo a cidade foi a capital do Ducado de Saboia, e após a unificação do país, foi também a capital do Reino da Itália. É uma cidade bastante alternativa, e que se reinventou depois do final da era industrial. Possui inúmeras alternativas de passeios, e oferece ao turista uma visão única da história:
Mole Antonelliana
Símbolo da cidade, foi idealizada pela comunidade hebraica de Turim e projetada para ser uma sinagoga. No entanto, as despesas ficaram bastante custosas e sem condições de serem pagas, e então entregaram a propriedade a prefeitura e no final das obras em 1889, a prefeitura decidiu que seria um Museu do Ressurgimento Italiano.
Piazza Castello
É o coração histórico de Turim. Os principais monumentos da cidade, sejam eles medievais, renascentistas ou barrocos, estão lá. Também estão lá, o Palácio Real e o Palazzo Madama, onde funciona o Museu de Arte Antiga e a Catedral.
Museu Egípcio
Com seus 10.000 metros quadrados e cerca de 3.500 acervos, é considerado o mais antigo do mundo e também o segundo mais importante do mundo – perdendo apenas para o Museu do Cairo, que contém inúmeras salas com tesouros do Antigo Egito. Uma experiência muito interessante para conhecer mais sobre a cultura egípcia e suas curiosidades.
Milão
Considerada a quinta maior área urbana da União Europeia, Milão é referência mundial de moda, estilo de vida e arte. A cidade proporciona ao turista uma excelente infraestrutura, o que possibilita uma excelente experiência de visitação, tendo em vista que o lugar é cheio de histórias a serem descobertas.
Piazza Duomo e a Catedral
Os principais pontos turísticos ficam localizados na Piazza Duomo, que é considerada uma das principais praças do país. É o ponto central de Milão, onde os principais eventos são realizados, e onde está a imponente Catedral, o monumento de Vittorio Emanuelle II, os bares e lojas locais. O local merece ser admirado e explorado.
Galeria Vittorio Emanuele II
Considerado o shopping mais antigo do mundo, é encontrado no cruzamento de duas ruas. O lugar é maravilhoso e um ponto obrigatório de se conhecer para quem vai a Milão. A galeria conta com muitas lojas e os edifícios são uma beleza a parte.
Teatro Alla Scala De Milão
Simplesmente o lugar está na lista dos 10 melhores teatros de óperas do mundo. O teatro é palco e casa de grandes nomes, como: Rossini, Bellini, Donizetti e Verdi. É considerado por muitos, como o mais famoso do mundo.
Cinque Terre
Um lugar encravado em uma encosta, tendo como tapete um belo mar de um tom azul estonteante. Cinque Terre é, basicamente, uma região composta por cinco vilas que formam um espetáculo a ser visto, com suas edificações coloridas e magníficas e suas trilhas que ligam as cinco vilas. Definitivamente, um roteiro que proporciona vistas espetaculares e um pôr do sol privilegiado.
Considerado Patrimônio da UNESCO (1997), é, na verdade, um dos menores, porém mais populosos parques nacionais da Itália.
A melhor época para visitar é entre a segunda semana de maio e junho. Neste período, Cinque Terre é menos concorrida pelos turistas, é por isso é possível conhecer melhor o lugar e suas atrações. Para locomover-se pode utilizar os trens, barcos e também carro, tendo em mente que muitos lugares somente serão acessados a pé, com suas trilhas e escadarias.
Verona
Não podemos nos esquecer de Verona, que carrega em suas ruas a maior história de amor que é conhecida mundo afora, e foi imortalizada por Shakespeare, o destino dos eternos namorados. A cidade acolhe bem casais em lua de mel, ou em busca de romance, porém é bastante concorrida. Tenha sempre em mãos uma máquina ou celular pois sempre há um lindo canto a ser explorado e observado.
Veneza
Como não citar a cidade dos encontros, situada sobre um grupo de 117 pequenas ilhas. Veneza tem uma identidade única e muito característica por conta de seus rios, que o cortam. O principal passeio de gôndola dá uma dimensão geral da cidade. Suas pontes e sacadas com floreiras, tornam a cidade ainda mais charmosa.
O centro turístico, dá ao visitante monumentos únicos, com ótimos restaurantes, cafés e muitos lugares para se admirar e registrar em belas fotografias. As pequenas ilhas que se ligam por pontes, dão a cidade uma exclusividade e elegância ímpar.