A Áustria está situada no coração da Europa, mais especificamente na área central do continente, e faz fronteira com sete países – o que caracteriza grande acessibilidade ao seu território. O país, como um todo, guarda riquezas que contam muito da história da humanidade ao decorrer dos séculos.
O fato de fazer fronteira com diversos países europeus, agrega aos austríacos grandes valores e culturas, como a característica de que em muitas de suas cidades, o povo local ter fluência em mais de um idioma (no geral, o alemão e o inglês são mais utilizados). Outro ponto de grande valor para o setor turístico, é o fato de que o país pode ser acessado facilmente via ônibus, trem ou avião, o que possibilita ao turista escolhas bem flexíveis de roteiro.
Ainda sobre o turismo no país, ocorre durante todo o ano, pois suas atividades acolhem bem qualquer uma das estações. Do inverno ao verão. Entre as principais atrações, vale se destacar a grande herança deixada pelo império austro-húngaro (1867-1918), que concentrou seus valores culturais em algumas importantes cidades austríacas.
E tratando-se de um país que exala uma beleza natural tão única e se preocupa em preservar seu patrimônio histórico, existem algumas cidades que se destacam mais do que as outras, fazendo a estadia dos turistas ser ainda mais valiosa. Para saber um pouco mais a respeito, confira abaixo as principais cidades para fazer turismo na Áustria:
Viena
A cidade é um dos 9 estados austríacos e a capital do país, ostentando o título de cidade mais populosa da Áustria. A capital guarda em suas ruas muita história, trazendo a sensação de que o passado está vivo e presente o tempo todo. Tudo em Viena remete aos anos dourados: as lojas ainda são as mesmas, existe uma alfaiataria que confecciona as peças de roupa para o império, e que continua sob a tutela da mesma família. É incrível o prazer e organização deste povo em manter o passado tão vívido e conservado.
Na cidade, celebram-se em torno de 150 bailes de gala pela cidade, uma tradição que é seguida à risca. A esplêndida casa de Opera, Staatsoper, continua lá e é sempre muito frequentada por seus habitantes, que desde muito cedo têm seus ouvidos habituados aos tradicionais acordes de Mozart, Schubert entre outros compositores e lendas.
Além disso, em Viena, o turista tem à disposição museus, galerias de arte, salas de apresentações, além da arquitetura local (composta por bares, restaurantes, cafés e uma gastronomia sem igual).
Salzburgo
Uma cidade convidativa para um bom passeio, reunindo grande parte de suas atrações turísticas dentro do centro histórico – o que possibilita a exploração a pé (trata-se de um lugar bem compacto). Um dado interessante, é de que Salzburgo está inclusa na lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1997.
Além disso, vale o apelo em conhecer a cidade onde nasceu o gênio da música Wolfgang Amadeus Mozart, e ainda desfrutar de um local com uma riqueza cultural incrível. Vale também o destaque em sua arquitetura barroca e em seus alpes ao redor da cidade.
Graz
É a capital do estado da Estéria, a segunda maior cidade do país. O lugar conta com seis universidades, o que o torna um polo único no país, sendo bastante conhecida (em toda a Europa) por contar com o número de aproximadamente 44 mil estudantes entre seus habitantes. Também em Graz, é possível conhecer um dos centros históricos mais conservados de todo o continente.
A cidade oferece um passe único para a visita de 12 museus, apresentando também diversas outras ofertas de passeios culturais bastante interessantes. Se preferir, há também uma excelente e diversa área natural para curtir a natureza local (o local lembra bastante um cenário clássico de filme, tudo muito preservado, e a disposição para ser explorado).
Hallstatt
Trata-se de uma pequena aldeia com uma beleza gigante. Chega a impressionar seus visitantes, o fato de que um vilarejo tão pequeno consiga arrancar suspiros e uma admiração tão grande. Hallstatt é definitivamente um lugar para quem gosta de tranquilidade. O destino também é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO (1997).
Uma das curiosidades locais, é de que a vila guarda a mais antiga mina de sal do mundo. Hallstatt é pequena e pode ser explorada a pé e em um único dia. Apesar de pequena, a cidade oferece boa estrutura para o turista, sendo possível visitá-la sem a necessidade de um guia.