Mesmo distante da rota tradicional dos brasileiros, a Polinésia Francesa é um destino muito almejado e observado por turistas. Ainda que muitos conheçam apenas o Taiti, vale deixar claro que o país é “apenas” uma das ilhas que compõem a Polinésia, sendo uma das maiores e o principal canal de entrada turística para os outros arquipélagos.
Mais do que isso, a Polinésia Francesa é composta por um total de 118 ilhas, sendo dividida em 5 arquipélagos, sendo somente 67 destas ilhas, habitadas. A parte mais conhecida dos brasileiros são Taiti, Bora Bora e Moorea, sendo que ambos estão inseridos em um mesmo arquipélago, conhecido como Ilhas da Sociedade.
O conjunto, como um todo, possui costumes, gastronomia e cultura próprios. Para quem espera encontrar algo ligado a França, a cultura polinésia é bastante peculiar e muito vistosa: as flores estão por toda a parte, assim também como alguns frutos, em especial o coco, que está inserido em tudo o que produzem. A vida marinha é também exuberante.
Além disso, vale o destaque para a infraestrutura dos hotéis de luxo e outras acomodações presentes em toda Polinésia Francesa. Confira abaixo, as principais ilhas para se visitar:
Taiti
Por ser considerado a porta de entrada do conjunto de ilhas, Taiti não poderia deixar de abordado como um dos principais lugares. O ideal é conhecer a vida na capital Papeete. Entre várias opções, o mercado local com suas cores nos artesanatos e seus alimentos, e também aproveitar e conhecer as lojas de pérolas negra, que são originárias da região. É possível adquirir e montar peças como colares, brincos entre outros.
Outro grande atrativo no Taiti, é fazer uma tatuagem local. A atividade é bastante popular da ilha, pois trata-se de uma tradição, já que conforme historiadores, o local é considerado o berço da prática mundial. Aproveite para conhecer a gastronomia local, os museus e também a arte urbana. O lugar oferece inúmeras atrações e dispõe de lugares lindos para serem visitados e explorados. Outro atrativo interessante, é o processo de casamento no Taiti, que pode ser melhor entendido em outro post do blog com maiores detalhes sobre a cerimônia.
Moorea
Cercada pelo mar do Pacífico, ficando apenas 17km do Taiti, e com uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, Moorea pode ser definida como um sonho com uma paisagem paradisíaca. É considerada a terceira ilha mais bonita do mundo. Seu extenso ecossistema de recifes de corais lhe confere este título.
É o paraíso dos mergulhadores ao redor do mundo. A ilha oferece diversos passeios marinhos, que proporcionam ao turista apreciar sua linda natureza.
A ilha conta também com resorts incríveis, situados entre duas baias com uma vista espetacular. Tem muito a ser explorada, sua área total é aproximada 133,5km², o que rende 5 dias de passeios incríveis e muita diversão.
Rangiroa
A viagem até esta ilha da Polinésia Francesa, é feita por avião o que por si só já é um espetáculo à parte, propiciando uma experiência de observação sensacional. A viagem é sempre realizada pela manhã, o que proporciona uma vista estonteante e excelentes fotos. Mesmo com pouca variação de hospedagem, as alternativas disponíveis são suficientes para uma excelente estadia.
A cor do mar, o píer e tudo ao redor são de tirar o fôlego, dando a sensação de estar dentro de um filme. A ilha tem o maior atol do mundo e conta com uma lagoa única, que é um lugar ideal para mergulho. Nela, é possível nadar com espécies que só se vê através de documentários, o que visto in loco impressiona por tamanha beleza.