Como imaginar que um país com apenas 22.960km² de área e uma população de somente 350 mil habitantes, pode ser, na verdade, um incrível destino que é conhecido justamente por ser caracterizado por uma paisagem cheia de encantos e belezas naturais?
Estamos falando de Belize, localizado na costa nordeste da América Central, limitado ao Norte pelo México, a leste pelo Golfo de Honduras, que é banhado pelo Mar do Caribe, e ao sul e oeste pela Guatemala. Ou seja, trata-se de um lugar que está inserido em uma das mais belas e melhores localizadas regiões das Américas.
Belize é um lugar que com somente 2 horas e meia é possível atravessá-lo de leste a oeste, e em cerca de 7 horas é possível cruzá-lo de norte a sul. Isto não representa, no entanto, a riqueza de suas terras, que é marcada por paisagens sensacionais e muita história.
Um dos fatos mais encantadores e interessantes para quem almeja descobrir novos roteiros de turismo no Caribe, o destino é ainda muito pouco explorado, o que significa que aqueles que o escolhem como destino podem desfrutar mais tranquilamente de sua estadia (sem tantas dificuldades com resorts ou valores exorbitantes de guias e pontos turísticos).
Sua riqueza histórica conta com fascinantes ruínas da civilização maia, que juntamente com a grande diversidade de fauna e flora, além de estonteantes praias banhadas por águas cristalinas, compõem o cenário encantador do local. Por ser um lugar pequeno, é possível explorar e conhecer todos seus atributos, uma viagem que será inesquecível e deixará lembranças incríveis. Por isso, confira abaixo, alguns dos principais pontos turísticos de Belize:
Fazer turismo em Belize
Suas principais cidades são: Belize City, Orange Walk, San Ignacio, Corazol, Belmopan e Dangriga. A ilha é ainda rodeada por outras pequenas ilhas. Algumas delas, não habitadas ao longo da costa, mas entre as habitadas e mais visitadas estão: Ambergris Caye e a Caye Caulker e San Pedro.
Civilização maia em Belize
Belize mantém em sua história, uma rica herança deixada pela civilização maia, contando com vários sítios arqueológicos como os grandes pontos de atração. Entre os principais, estão: Caracol, Lamanai, Altún Ha e Lubaantun. Estes sítios possuem pirâmides, templos adornados com degraus de pedras enormes, tumbas, cavernas e toda diversidade das civilizações antigas. O acervo rende fotos e registros incríveis, além de oferecer uma experiência de grande conhecimento para quem é fascinado por conteúdos históricos.
O Grande Buraco Azul
Outro ponto famosíssimo é o Grande Buraco Azul (Great Blue Hole) uma enorme caverna profunda e submersa no mar, que possui 300m de diâmetro e 125m de profundidade. É considerada a maior e única formação natural deste tipo no mundo, além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO. Existem várias excursões organizadas no país, que duram o dia todo e que permitem o mergulho e exploração do local.
Reserva Marinha de Hol Chan
Trata-se de um lugar perfeito para mergulhos. A Caverna Actun Tunichil Muknal oferece uma experiência única e fantástica, há também o Zoológico e as reservas arqueológicas como a Lamanai Archaeological.
Praias belizenhas
Aliado a esses lugares, Belize é também um destino muito propício para quem aprecia uma experiência com praias de águas cristalinas e tons de azul – que é uma característica do Mar do Caribe. Há também, florestas tropicais que oferecem uma fauna e flora exuberantes, o que possibilita fazer trilhas para observar aves, conhecer cachoeiras e muitas cavernas.
Informações relevantes
O idioma oficial do país é o inglês, por conta de sua colonização britânica, porém o espanhol é bastante falado por grande parte da população. E também, o crioulo belizenho, um dialeto próprio formado por uma mistura de inglês, línguas africanas e indígenas, é muito fluente por aqui.
É importante ressaltar que o período de chuvas em Belize, está entre maio e novembro, podendo ocorrer alguns fenômenos naturais. Por isso, vale a pena se preparar durante a programação.