Com uma costa extensa, Portugal possui praias de areia branca e fina, um longo verão o que proporciona muitas horas de sol ao longo do ano, o que faz do país um destino natural de grande interesse aos turistas para passar as férias.
É certo que a grande maioria dos turistas conhecem Portugal por sua grande gastronomia e por seus famosos e deliciosos vinhos. Mas vale dizer que as praias portuguesas estão entre as melhores do continente europeu (título recomendado por reportagens internacionais).
No total, são 320 praias detentoras da Bandeira Azul da Europa, e 209 consideradas Praias Acessíveis, ou seja, além de desfrutar de um turismo gastronômico único, ainda é possível vislumbrar das lindas paisagens naturais. Para descobrir um pouco mais sobre as principais maravilhas portuguesas, confira abaixo:
Praia das Furnas
Localizada em Vila Nova de Milfontes, na margem esquerda do Rio Mira, uma praia fluvial, porém com uma forte influência marítima. Durante a maré baixa, Furnas se estende até a foz do Rio Mira, com formações de enseada entre as rochas.
Ideal para a prática do windsurfe, vela e também canoagem ao longo do rio, a praia conta com águas mais tranquilas. Para chegar a ela, o ideal é cruzar uma ponte, ou então ir com um dos barcos que realizam o percurso durante o verão. Uma de suas particularidades, é ser um destino popular para adeptos do nudismo.
Praia do Ribeira
Localizada em Cascais, na região de Lisboa, um pequeno e aconchegante destino de verão, com apenas 35 mil habitantes, é uma cidade localizada de frente para o mar que encanta seus visitantes. A praia do Ribeira fica no centro, impossível não conhecê-la pois o simples turismo pelas ruas históricas da cidade, desemboca na praia.
Existe um cais no local, de onde vem os peixes diariamente trazidos por pescadores. No verão, o local sempre permanece lotado, ainda que não há uma infraestrutura à beira mar. No entanto, suas ruas próximas possibilitam ao turista ter acesso a tudo que precisa para um bom banho de mar e estadia.
Praia de Odeceixe
O local dispõe tanto de praia fluvial como também de banhos de mar, por estar no extremo norte de Aljezur e também fazer fronteira natural com Alentejo. Odeceixe é praia que conta com areia branca, fica entre o mar e o rio, e é considerada como uma das 7 maravilhas de Portugal (eleição muito popular no país), além de também ser guardiã de espécies únicas como a cegonha branca, o falcão peregrino entre outros.
Sua paisagem é única e a biodiversidade complementam o cenário. A praia possui uma boa infraestrutura e recursos de apoio ao turista.
Praia do Porto Santo
Esta praia fica na Ilha da Madeira, e é considerada um dos segredos mais bem guardados de toda a Europa com um mar calmo em seus 9km de areia fina e dourada, que guardam qualidades terapêuticas reconhecidas.
Aliado a toda beleza, conta com histórias únicas. Foi a praia do Porto Santo que recebeu os descobridores em 1418, que em meio a tempestade aportaram ali dando o nome de “Porto Seguro“. Desde então, o episódio tornou-se um elo entre o velho e o novo mundo.
O local conta com luxuosos Spas e uma excelente infraestrutura, e está apenas a 22 horas de voo de Lisboa. Lá está uma das principais atrações de todo território português: a casa museu de Cristóvão Colombo, que recria e guarda o ambiente onde o famoso descobridor viveu, assim como seus retratos célebres e seus mapas com suas principais rotas marítimas.
Praia da Zambujeira do Mar
É a praia mais turística da zona costeira alentejana. É um lugar privilegiado, ideal para relaxar e estar em contato com a natureza em seu estado mais puro. Considerada uma praia urbana, está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Praia da Zambujeira do Mar é um lugar exuberante, que por suas características naturais é um convite a esportes náuticos. É uma praia conceituada pelos portugueses e estrangeiros, contando com infraestrutura para atender seus turistas e que conserva sua qualidade e Bandeira Azul desde 2008.
Uma praia bastante concorrida durante o verão, pois na primeira semana de agosto sedia o Festival Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.
Lagoa de Fogo
Escolhida como uma das sete maravilhas de Portugal, Lagoa de Fogo tem o título de praia selvagem e está localizada na região dos Açores, que são um grupo de nove ilhas vulcânicas situada no meio do Oceano Atlântico, a 1634 km de Lisboa. O arquipélago é um território autônomo e faz parte da união europeia. É classificada como Reserva Natural desde 1974.
Sua grandiosidade e beleza, não é suficiente para ocultar os efeitos poderosos das forças vulcânicas que lhe deram origem. A Lagoa de Fogo está situada no centro da ilha e é rodeada por uma densa vegetação nativa.
Praia do Guincho
A praia está integrada ao Parque Natural de Sintra-Cascais, e por estar exposta a ventos fortes possui boas ondas para a prática de bodyboard e surf. É um local de competições nacionais e internacionais da modalidade.
É considerada uma das mais renomadas praias para a prática do surf e outros esportes náuticos. Trata-se de um lugar de natureza exuberante e que dispõe de uma excelente estrutura.