Para os amantes do verão, pensar em férias logo traz a cabeça um cenário com muito sol, praia e um lindo mar de águas cristalinas para ser apreciado. Dentro dessa incrível ideia de paraíso tropical, tudo se torna ainda mais deslumbrante, se pensar que existem lugares pouco visitados por turistas brasileiros, onde se pode desfrutar do melhor que a natureza pode nos oferecer.
Do outro lado do planeta, está Ilhas Maurício, localizada no Oceano Índico, cerca de 2.000 km da costa sudoeste do Continente Africano e que possui em sua extensão uma área com 2.040 km².
No país, se encontra um povo multicultural e também multilíngue, sendo o idioma principal o inglês, ainda que o francês e o crioulo mauriciano sejam também comum aos nativos. Como principal característica de seu território, estão praias espetaculares, além de possuir uma fauna e flora exuberantes que proporcionam passeios incríveis aos turistas.
Apesar de ser um arquipélago, a ilha possui toda a característica e infraestrutura de um país desenvolvido, apresentando excelentes hotéis, resorts e comércio variado, com shoppings e tudo mais que uma cidade grande pode oferecer.
Considerando que Ilhas Maurício é um destino que exige um grande deslocamento para brasileiros interessados em conhecê-la, o ideal é separar um total de 10 dias para a viagem (entre percurso e tempo de proveito), para assim poder aproveitar tudo que o arquipélago tem a oferecer. Considerando a distância, o ideal é elaborar um bom planejamento que irá ajudar a fazer um roteiro bem completo, sem que o seu orçamento seja afetado. Dentre os principais pontos de uma viagem de turismo a Ilhas Maurício, estão:
As belas praias das Ilhas Mauricio
Desfrutar das belas praias e um mar com águas em temperatura agradável, é uma atividade obrigatória por aqui. Com seus 180 km de costa em sua ilha principal, o que não falta são opções de praias, que são ideais para a prática de snorkeling e windsurfe ou para simplesmente admirar a natureza.
A leste da ilha ficam as praias mais badaladas, como Île aux Cerfs, ou o fantástico pôr do sol que pode ser apreciado da areia de Flic, em Flac (com o grande adicional que são as piscinas naturais protegidas pela barreira de corais).
Ao Norte, suas escolhas podem ser entre Mont Chaisty e o descanso a sombra de suas árvores. Ou então, o vai e vem de barco na Grand Baie. Para quem deseja um pouco mais de adrenalina, o ideal é ao sul em Gris Gris, onde o mar agitado atrai turistas e o espetáculo das pedras esculpidas pela quebra de ondas agitadas.
Le Morne
Esta montanha é um cartão postal das Ilhas Maurício. O lugar proporciona trilhas incríveis, bem sinalizadas e demarcadas, ou se quiser, pode optar por um tour guiado. E chegando ao topo, a vista é privilegiada, sem contar com todas as histórias que permeiam o local, tornando o passeio uma autêntica experiência aula sobre a cultura local.
O Grand Bassim
O lago, que também é a representação do Rio Ganges, da Índia, uma vez que a maioria da população da ilha segue o Hinduísmo como religião (cerca de 43%), é um local que conta com diversos templos hindus e também tem um ritual de peregrinação muito tradicional. Esta é uma das principais e mais famosas atrações turísticas da ilha.
Tour pela capital: Port Louis
É uma das opções em que um lindo passeio que pode ser feito sem a necessidade de um guia. A cidade possui shoppings, e é um local multicultural em que há muito para se visitar e aprender sobre o povo nativo, incluindo lojas de artesanato bem legais. É um passeio para quem quer sair da rota das praias e conhecer mais sobre o país e suas peculiaridades.
Com um lugar recheado de belezas naturais, o que não vai faltar serão opções de passeios e atividades, e se ainda assim preferir, desfrute das belezas e de tudo que seu hotel/resort oferecer.