A lição de história mais rica da Jamaica é encontrada na comida dos jamaicanos, para ocultar seu refúgio nas montanhas, as Maroons inventaram um método para condimentar e cozinhar a carne de porco de modo a não produzir fumaça, o resultado é semelhante ao charque ou carne seca.
Hoje, as carnes de porco, frango e peixes preparadas dessa forma fazem parte da cultura gastronômica da ilha, para alimentar os escravos com o menor custo possível na década de 1700, foi trazida da África a fruta-pão, bem como uma variedade de raízes, legumes e frutas. Para conservar a carne e o peixe, adicionava-se pimenta e especiarias e foram criados condimentos únicos, como nosso famoso molho Pickapeppa. A mandioca, que é um tubérculo, foi cultivada pelos Tainos e é usada nos dias de hoje para fazer bammie, uma panqueca tostada servida com peixe. Outro pão tradicional , o “festival”, normalmente acompanha o charque. O ackee com peixe salgado levemente picante é o prato de que os jamaicanos mais gostam.
As influências indiana e chinesa tornaram o curry e o chow mein parte do carpádio nacional. Mangas, abacaxis, papaias e bananas são muito comuns, e o jambo vermelho e a graviola combinam-se em sobremesas como a “matrimony” uma salada de frutas com leite condensado.
A Jamaica também é a terra natal de alguns dos melhores runs e misturas exóticas, como o premiado licor de café Tia Maria. O café Blue Mountain, cultivado na Jamaica, é considerado um dos melhores do mundo.
O arroz e feijão jamaícano
O prato nacional é o ackee – é uma fruta arbórea com uma concha cor rosa laranja por fora, o fruto comestível é amarelo pálido, que fica intenso quando recebe calor, e em suas pontas tem umas grandes e redondas sementes negras brilhantes. É importante destacar que quando não está completamente madura, a fruta é altamente tóxica, devido a um gás venenoso chamado hipoglicina, o qual se dissipa de forma natural quando a fruta madura e se abre como uma flor. Muitos aprendem a cozinhar o ackee para desfrutar desta fruta tão extraordinária – com peixe salgado.