As chamadas Montanhas Rochosas (ou Rocky Mountains) são uma importante cordilheira localizada na América do Norte, seguindo por mais de 4.800 quilômetros a partir da região oeste do Canadá e chegando ao estado do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto deste impressionante conjunto de montanhas é o Monte Elbert, localizado no estado americano do Colorado e que possui 4.401 metros de altitude.
A parte canadense desta cordilheira é conhecida como Montanhas Rochosas Canadenses, e possui numerosos picos, áreas protegidas e parques nacionais e provinciais considerados patrimônio da humanidade pela Unesco. Perfeitas para turistas que estão em busca de ar puro e contato com a natureza, essas montanhas oferecem um visual incrível ao visitante, além de excelentes opções de lazer.
Para circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá, é preciso adquirir um passe de autorização em uma das entradas dos Parques Nacionais, que deve ser pendurado no retrovisor do carro (as atrações dos parques são distantes, então a visitação a pé é praticamente impossível) e vale até as 16h do dia seguinte.
Principais parques das Montanhas Rochosas Canadenses
Em geral, as montanhas são divididas em quatro grandes parques nacionais, todos com uma beleza natural de tirar o fôlego de qualquer turista. São eles:
Parque Nacional de Jasper
Localizado na província de Alberta, este é um dos parques mais procurados da região e destaca-se pela riqueza selvagem e natural. Além das montanhas, há geleiras, lagos, cachoeiras, desfiladeiros e inúmeros animais e espécies de plantas. Ao todo, o parque possui mais de mil quilômetros de trilhas marcadas e cercadas de cenários maravilhosos, que permitem a prática de atividades aquáticas, trilhas e ciclismo.
Parque Nacional de Banff
Criado em 1885, este é o parque mais antigo do Canadá e abrange mais de 6 mil quilômetros das Montanhas Rochosas. Com uma imensa extensão de floresta intacta, o parque de Banff abriga a maioria das atrações da região — como o Lago Peyto, Lago Louise e o Lago Moraine. O cenário deslumbrante da região é perfeito para fazer trilhas, caminhadas, ciclismo, esqui, caiaque e muitas outras atividades ao ar livre.
Parque Nacional Yoho
Situado em uma área que abrange 28 montanhas, este parque é repleto de cachoeiras imperdíveis. A mais famosa delas é a Takakkaw Falls, uma das mais altas do país (com 254 metros de altura). Outra interessante atração é a ferrovia Spiral Tunnels, que serpenteia as montanhas e atravessa um total de oito túneis.
Parque Nacional Kootenay
Localizado no sudeste da Colúmbia Britânica, este parque é repleto de florestas, vida selvagem, lagos, rios e cânions. O grande diferencial do parque Kootenay é que ele é menos procurado do que os demais, sendo perfeito para turistas que buscam sossego ou uma experiência de imersão profunda na natureza.
Montanhas Rochosas do Canadá: qual a melhor época para visitar?
A melhor época do ano para conhecer as Montanhas Rochosas do Canadá vai de junho a setembro, quando a temperatura não está tão baixa e é possível curtir o tempo frio (e até a neve, dependendo da região) sem correr o risco de ficar preso nas estradas por conta de interdições associadas às condições climáticas. Nesse período do ano anoitece por volta das 22h, o que permite um longo dia de passeios, e os lagos ganham uma belíssima coloração turquesa e verde.
Para quem deseja ver a aurora boreal, por outro lago, os meses de inverno são mais indicados.