Com nome que significa “umbigo do mundo”, Cuzco foi a antiga capital do Império Inca e é hoje um dos principais destinos turísticos do Peru. Considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade guarda uma inestimável riqueza histórica e cultural, além de possuir paisagens belíssimas e carregar um perceptível clima de magia, mistério e misticismo que encanta e atrai muitos visitantes.
Localizada a mais de 3 mil metros acima do nível do mar, Cuzco abriga diversas construções coloniais de estilo barroco, ruínas da civilização Inca, sítios arqueológicos e muitas ruas e vielas que trazem o colorido tradicional dos Andes. Embora muitos turistas visitem a cidade apenas com o intuito de ir a Machu Picchu, isso pode ser um erro: embora a famosa cidade perdida seja imperdível, Cuzco reserva muitos pontos turísticos que valem a pena conhecer. Descubra alguns deles a seguir:
Principais pontos turísticos de Cuzco
Praça de Armas de Cuzco
Considerada o coração da cidade, a Praça de Armas (ou Plaza de Armas, em espanhol) é o ponto inicial para praticamente qualquer passeio em Cuzco. Graciosa e com decoração repleta de flores, a praça é rodeada por algumas das principais atrações da região, tais como a Igreja Companhia de Jesus e a Catedral de Cuzco, formada por três igrejas e responsável por abrigar uma grande coleção de obras de arte e pedras preciosas.
Pedra dos Doze Ângulos
Localizada bem no centro de um dos muros externos do Palácio Arcebispal, a Pedra dos Doze Ângulos recebeu este nome por ser recortada de maneira peculiar para poder se encaixar perfeitamente na parede — que não possui nenhum tipo de cimento para unir as pedras. Acredita-se que esta parede tenha sido construída pelos Incas, e o método utilizado por eles para a execução desse corte preciso é ainda um mistério.
Templo do Sol (Qoricancha)
Na época dos Incas, o Templo do Sol foi o local de culto mais importante de todo o império e seu nome “Qoricancha” pode ser traduzido para “recinto de ouro”, uma referência a sua construção original revestida em ouro. O templo foi destruído pelos conquistadores espanhóis, que construíram uma igreja sobre os escombros. Quem visita o local consegue ver um pouco das ruínas do Templo, a Igreja e o Convento de Santo Domingo em um único passeio.
Complexo arqueológico de Sacsayhuamán
O Parque de Sacsayhuamán é uma construção feita de blocos de pedra de proporções descomunais e que ainda guarda muitos mistérios. Embora os pesquisadores acreditem que sua função era apenas cerimonial, o local foi considerado de uso militar pelos colonizadores — motivo pelo qual o Complexo também é conhecido como Fortaleza de Sacsayhuamán. As muralhas são formadas por pedras de dezenas de toneladas, cada uma perfeitamente encaixada nas demais, em uma técnica de construção que ainda é tema de muita especulação e dúvida.
Salinas de Maras
Com idade estimada de mais de 2 milênios, as Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas que formam um visual incrível e até hoje servem como fonte de renda para muitas famílias que vivem na região.
Museus Inka e Machu Picchu
Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura e tradição da civilização Inca, os museus podem ser excelentes opções de passeios turísticos. O Museu Inka, por exemplo, conta com um amplo acervo de artefatos, armas, tecidos, cerâmicas, peças em ouro e múmias que contam a história da região. O Museu Machu Picchu, por sua vez, fica instalado em um antigo casarão restaurado e abriga centenas de relíquias que foram retiradas de Machu Picchu pelos exploradores norte-americanos.